Conheça a jovem pilota que fez pouso de emergência com Lívia Andrade a bordo

Por Flipar

O avião, que partiu de Goiás, apresentou o problema durante a aproximação ao Campo de Marte, em São Paulo.
Rerodução/TV Globo
Formada em Ciências Aeronáuticas pela PUC Goiás em 2022, Nayane tornou-se comandante em 2024 e já realizou até um voo internacional para os EUA.
Montagem/Reprodução/@naypbtz
Até esta segunda-feira (02/06), Nayane já tinha passado de 170 mil seguidores no Instagram, onde costuma compartilhar suas experiências aéreas.
Reprodução/Instagram @naypbtz
Em 2019, ela passou numa seleção para a Emirates e ganhou a chance de pilotar o maior avião comercial do planeta: o Airbus A380.
Montagem/Instagram/Pixabay
Carla Alexandre Borges, 42 anos: Nascida em Jundiaí (SP), Carla Borges coleciona pioneirismos na aviação brasileira: foi a primeira mulher da FAB a pilotar um caça, lançar uma bomba e a comandar o avião presidencial.
Acervo Pessoal
Após se formar na Academia da Força Aérea (AFA), ela se destacou na concorrida aviação de caça, pilotando aeronaves como o ALX A-29 Super Tucano e o AMX A-1.
Arquivo Pessoal
Mais tarde, Carla integrou o Grupo de Transporte Especial (GTE), responsável pelo transporte de autoridades, e comandou o VC-1 Airbus A319 da Presidência da República durante os governos Temer e Bolsonaro.
Arquivo Pessoal
Em 2021, a pilota foi transferida para o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).
Divulgação/Força Aérea Brasileira
Mulheres que desejam ser pilotas de avião podem fazer o Curso de Formação de Oficiais Aviadores, implantado em 2008 pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Divulgação/Força Aérea Brasileira
Embora seja mais em conta do que os cursos de formação e aulas em aeroclubes, o concurso é bastante disputado.
Divulgação/Força Aérea Brasileira

Veja mais Top Stories