Da fama de mafiosa ao crédito de terra natal do Papa, um passeio pela cidade de Chicago
Por Flipar
Chicago ganhou fama de "mafiosa" principalmente durante a década de 1920, no período da Lei Seca nos Estados Unidos. A proibição da produção e venda de bebidas alcoólicas levou ao surgimento de redes criminosas que controlavam o comércio ilegal de álcool.
Imagem de Stephane VERNEY por Pixabay
cidade se tornou palco de violentas disputas entre gangues, com destaque para Al Capone, que comandava um vasto império do crime.
Reprodução do site aeromagazine.uol.com.br/artigo/qual-relacao-de-al-capone-com-aviacao_3575.html
A violência urbana e os assassinatos ligados ao crime organizado marcaram a imagem de Chicago por décadas, mesmo após o fim da Lei Seca em 1933.
Imagem gerada por i.a
A repressão ao crime foi intensificada nas décadas seguintes, mas o estigma da cidade como centro da máfia perdurou até meados dos anos 1960.
Imagem gerada por i.a
O "modelo" fez com que a cidade ficasse conhecida como "Cidade dos Ventos" (embora o nome também esteja ligado à política, e não só ao clima).
Pexels/Pixabay
Chicago é um dos principais centros financeiros e empresariais dos EUA, abrigando a Bolsa de Valores de Chicago e grandes empresas.
Pexels/Nate
São muitas atrações icônicas em Chicago. Uma delas é o Willis Tower (antiga Sears Tower), um dos edifícios mais altos do mundo, que possui um mirante de vidro muito procurado por turistas.
Reprodução/YouTube
O Wrigley Building é um dos marcos arquitetônicos mais icônicos de Chicago, inaugurado em 1924 às margens do rio Chicago. Inspirado na Giralda de Sevilha, seu design mescla o estilo renascentista espanhol com toques modernos e uma fachada de terracota branca. Foi construído para sediar a sede da Wrigley Company, famosa pelos chicletes.
daryl_mitchell de Saskatoon wikimedia commons
Tem ainda o Navy Pier, um pier com parque de diversões, restaurantes e vista para o lago, o Museu Field de História Natural e o Instituto de Arte de Chicago (foto), que abriga obras como "American Gothic".
Reprodução/YouTube
A cidade também impressiona por sua diversidade étnica e cultural, abrigando grandes comunidades afro-americanas, latinas, asiáticas e europeias, o que se reflete em seus bairros vibrantes e na variedade gastronômica.
Pexels/Chait Goli
Alguns dos pratos mais famosos são a deep-dish pizza e o "Chicago-style hot dog" que leva pão com semente de papoula, salsicha, leva tomate, pepino, cebola, aipo, pimenta verde.
Wikimedia Commons/Superx308
A cidade também sedia grandes eventos como o Taste of Chicago, o maior festival de comida ao ar livre do mundo, e o Lollapalooza, um dos principais festivais de música dos EUA.
Wikimedia Commons/Bigs7
Além disso, Chicago foi palco para gravação de filmes famosos como "O Fugitivo" (1993), com Harrison Ford, e "Batman ? O Cavaleiro das Trevas" (2008 - foto).