"Os compostos de organismos marinhos têm estruturas únicas, muitas vezes inexistentes em animais terrestres", explicou Marwa Farrag, doutoranda e principal autora do estudo.
- Reprodução do X @MarwaMMFarrag
Especialistas da Universidade do Mississippi e da Universidade de Georgetown, ambas dos Estados Unidos, analisaram o 'fucosilado de condroitina sulfato'.
- Reprodução do X @MarwaMMFarrag
O 'fucosilado de condroitina sulfato' pode ser extraÃdo do pepino-do-mar Holothuria floridana. Com ele, busca-se utilizar simulações computacionais e testes laboratoriais para identificar a eficácia da ação contra a Sulf-2.
?Se um medicamento inibe a coagulação, pode causar sangramentos perigosos. Esse composto não tem esse efeito colateral?, destacou Joshua Sharp, professor de farmacologia da Universidade do Mississippi.
?Você não consegue toneladas de pepinos-do-mar. É preciso desenvolver uma rota quÃmica. Esse estudo envolveu espectrometria de massas, bioquÃmica, computação, inibição enzimática. Foi o esforço de todo um time?, destacou Pomin.
A maioria desses animais tem cor preta, marrom ou verde-oliva e mede entre 10 e 30 centÃmetros. Eles são lentos e vivem no fundo do mar, na areia ou na lama.
Reprodução de Youtube
Eles comem areia, que pegam com os tentáculos retráteis presentes ao redor da boca. No entanto, são inofensivos e se escondem nas areia ou debaixo das rochas.
Uma epiderme simples recobre o esqueleto e possui endoesqueleto, que seria de forma interna, de placas calcárias articuladas macroscópicas, distribuÃdas pelo corpo.
Reprodução de Youtube
Os pepinos-do-mar desempenham um papel crucial nos ecossistemas marinhos como recicladores de nutrientes e detritÃvoros. Eles ajudam a manter a saúde do biossistema marinho, ao reciclar nutrientes e limpar sedimentos.
Apesar de não serem muito consumidos no Brasil, os pepinos-do-mar são importantes na cadeia alimentar, servindo de alimento para peixes, crustáceos e outros animais marinhos.
Flickr Ana
Em ecossistemas de recifes de coral, os pepinos-do-mar ajudam a controlar a proliferação de algas e a manter a saúde dos corais, liberando cálcio e outros nutrientes essenciais.