Os pares costumam ficar juntos por toda a vida e normalmente constroem grandes ninhos de gravetos nas árvores. Embora a cegonha-do-abdim às vezes nidifique em penhascos e a maguari no chão.
Imagem de Roy Buri por Pixabay
Elas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso, tendo habitat variado e sendo migratórias e monogâmicas.
Imagem de Gunnar Fischer por Pixabay
Por não terem siringe, esses animais não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, atividade a que se dá o nome de gloterar.
Imagem de ? Mabel Amber, who will one day por Pixabay
A alimentação inclui pequenos vertebrados. Elas comem rãs, insetos, peixes, crustáceos, pequenas aves, lagartos e roedores e voam com o pescoço estendido.
As crias saem da casca na primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Assim, põem cerca de 3 a 5 ovos, com a incubação de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.
Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).
Imagem de Marcel Langthim por Pixabay
Em diversas mitologias, as cegonhas são um sÃmbolo de fidelidade e do casamento monogâmico, porque crê-se largamente que esses animais têm apenas um companheiro pela vida toda.
É recorrente avistar populações de cegonhas principalmente na região centro de Portugal, tornando-se assim uma ave bastante caracterÃstica da paisagem portuguesa e considerada por muitos um sÃmbolo regional.
Imagem de Mabel Amber, who will one day por Pixabay
Por lá, achavam que a noite das cegonhas acontecia no começo de abril. É a ocasião do acasalamento delas, visto que embora sejam aves diurnas, elas se acasalam somente à noite.