Famosa por carros e motos, Honda testa foguete reutilizável
Por Flipar
Enquanto isso, a agência espacial japonesa JAXA segue uma estratégia diferente, focando em foguetes descartáveis como o modelo H3 para competir no mercado de lançamento de satélites.
Divulgação/JAXA
Fundada em 1946 por Soichiro Honda e Takeo Fujisawa, a empresa começou como uma fabricante de motores para bicicletas no Japão pós-guerra.
Domínio Público
A primeira moto produzida pela Honda foi a Dream D-Type, lançada em 1949.
Wikimedia Commons/Rikita
Nos anos 1960, a marca decidiu entrar no mercado de automóveis, lançando seu primeiro carro, o T360, um pequeno caminhão, seguido pelo esportivo S500.
Flickr - Kzaral
Outro marco importante foi o lançamento do Accord, que conquistou o mercado norte-americano.
Wikimedia Commons/MattiPaavola
A Honda passou a ficar conhecida por desenvolver tecnologias próprias, como seus motores VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control).
Unsplash/Borui Wang
Além de carros e motos, a Honda também se destacou em outras áreas, como motores para equipamentos industriais, geradores, e até robótica (com o ASIMO, um dos robôs humanoides mais avançados do mundo).
Flickr - Kzaral
Até mesmo na aviação a empresa investe, com o jato executivo HondaJet.
Wikimedia Commons/Sergey Ryabtsev
Em paralelo, a Honda tem forte presença no automobilismo, com destaque para sua atuação histórica na Fórmula 1, tanto como fornecedora de motores quanto como equipe de fábrica, alcançando múltiplos títulos e vitórias.
Wikimedia Commons/Morio
Hoje, a Honda tem operações em mais de 150 países e dezenas de fábricas espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil, desde 1976.