Cápsula da SpaceX com restos mortais falha e conteúdo cai no mar; entenda

Por Flipar

As outras cargas da missão, como uma espaçonave da Varda Space para produção farmacêutica em órbita, não foram afetadas.
Divulgação/Varda Space Industries
Oito minutos após a decolagem, o controle de missão perdeu contato com a nave, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados.
Reprodução/SpaceX
A última falha similar da Starship havia ocorrido em abril de 2023. Na ocasião, após um problema nos motores, a empresa precisou ativar um sistema de autodestruição.
Reprodução/Twitter SpaceX
Em novembro/23, o Super Heavy (propulsor) explodiu, mas depois de se separar da nave.
Reprodução/SpaceX
Os testes representam parte do esforço multibilionário de Elon Musk para desenvolver um foguete capaz de transportar humanos e cargas para Marte, além de lançar grandes lotes de satélites.
Victor Gonzalez Couso/Flickr
Em fevereiro/25, a SpaceX lançou a missão IM?2, transportando um módulo lunar da Intuitive?Machines por meio de um Falcon 9 com objetivos científicos voltados ao polo sul da Lua.
Divulgação/Intuitive Machines
Em junho/25, a Falcon 9 e a cápsula Crew?Dragon ?Grace? lançaram a missão Axiom?4, transportando quatro astronautas ? incluindo um indiano, um húngaro e um polonês ? rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
NASA
Além de ter sido a 18ª missão tripulada da empresa de Musk, a viagem marcou também primeira incursão da Índia, Polônia e Hungria rumo à ISS após décadas.
divulgação/SpaceX

Veja mais Top Stories