Após ignorar orientações, grupo se perde e precisa ser resgatado de helicóptero no Pico das Agulhas Negras
Por Flipar
Eles acessaram irregularmente uma trilha de escalada no Parque Nacional do Itatiaia, ignorando as orientações da administração, que exigia agendamento e equipamentos adequados e preparo técnico.
Parque Nacional do Itatiaia/Divulgação
Eles ficaram 24 horas na floresta até serem encontrados pelo Corpo de Bombeiros.
Arquivo Pessoal
De acordo com a administração do parque, os trilheiros chegaram a ser alertados pelos funcionários, que teriam sugerido uma rota alternativa. Mesmo assim, eles seguiram pelo caminho proibido.
Reprodução
As vítimas receberam atendimento médico e foram liberadas. Em nota, o parque reiterou a importância de seguir as normas de segurança.
Wikimedia Commons/Rafael fernandez
O Pico das Agulhas Negras é o quinto ponto mais alto do Brasil, com 2.791 metros de altura.
Reprodução/YouTube
Parte da Serra da Mantiqueira, o pico é um dos destinos mais procurados por montanhistas e amantes da natureza devido ao seu relevo desafiador e às belas paisagens.
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
O nome "Agulhas Negras" tem dois motivos principais: um deles é por conta das formações rochosas pontiagudas que lembram agulhas.
Wikimedia Commons/Henrique Boney
A trilha para o cume exige bom preparo físico e conhecimento em técnicas de escalada, especialmente na parte final, que envolve trechos de escalaminhada (escalada leve com as mãos).
Reprodução/YouTube
Mensageiro da Montanha
O local oferece vistas impressionantes da Serra da Mantiqueira e, em dias claros, é possível observar cidades dos estados vizinhos.
Flickr/Guto Machado
Hoje, o local é protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e o acesso é controlado para garantir a preservação ambiental.