Esplêndidas catedrais atraem até visitantes ateus pelo mundo

Por Flipar

A Catedral de Turim, no norte da Itália, é famosa mundialmente por guardar o Santo Sudário. Dedicada a São João Batista, a igreja foi construída entre 1491 e 1498 no local do antigo teatro romano.
moi-même -wikimedia commons Domínio Público
A principal atração para quem visita a catedral é o Santo Sudário, a suposta mortalha que envolveu o corpo de Jesus após a crucificação. Na foto, o pano de linho com a mancha do rosto e o negativo realizado com realce no contraste.
Domínio público
Notre Dame, em Paris, na França, começou a ser construída em 1163. Uma das catedrais mais famosas do mundo, fica às margens do Rio Sena e se tornou um símbolo da ascensão da França desde a Idade Média e também se popularizou entre as crianças com a história "O Corcunda de Notre Dame".
GuidoR wikimedia commons
Em 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu parte da catedral, provocando o colapso de sua armação, da agulha e do relógio. A abóbada sofreu muitos danos. Uma obra de reconstrução e restauração tem sido feita e a previsão é de que Notre Dame seja reaberta em dezembro de 2024.
GodefroyParis wikimedia commons
A Catedral de Chartres, na cidade homônima na França, começou a ser construída em 1145, mas foi afetada por um incêndio e precisou ser reconstruída, obra que começou em 1194
MathKnight wikimedia commons
A igreja chama atenção por sua grande cúpula, arquitetada pelo renascentista Brunelleschi, e pela torre campanária de Giotto, um marco na paisagem de Florença e um dos cartões postais da Itália como um todo.
domínio público
Junto com a de Notre Dame de Paris, a igreja forma a dupla de catedrais góticas mais importantes da França. Localizada na região de Champagne, ela é reconhecida por suas 2.303 estátuas, além de ter recebido diversas coroações de reis e rainhas.
Mattana -Domínio público
Catedral de Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília - Construída a partir de 1958 e inaugurada em 1970.
Rodrigo_Marfan wikimedia commons

Veja mais Top Stories