Mais de 1 tonelada! Conheça a cobra que se alimentava de crocodilos e viveu na América Latina

Por Flipar

Estima-se que a Titanoboa podia chegar até 14 metros de comprimento e pesar até 1 tonelada! É considerada a maior serpente que já existiu.
Divulgação/Museu Nacional de História Natural do Smithsonian
Laophis crotaloides ? Essa cobra, que podia chegar a quatro metros de comprimento, viveu nas planícies da Grécia há cerca de 4 milhões de anos.
Reprodução
Apesar de seu tamanho não ser tão extremo, seu veneno provavelmente era muito potente, tornando a laophis uma predadora letal.
Ond?ej Vídenský/Pixabay
Sanajeh indicus ? Viveu em regiões da Índia no período cretáceo, há cerca de 68 milhões de anos. Podia chegar até 3,5 metros de comprimento.
Reprodução
Essa serpente ficou famosa por ser encontrada ao lado de ovos fossilizados de saurópodes, o que sugere que se alimentava deles ou até de filhotes recém-nascidos.
Wikimedia Commons/Ximena Erickson
Wonambi naracoortensis ? Viveu em habitats secos da Austrália durante o período pleistoceno, ou seja, até cerca de 40 mil anos atrás.
Reprodução/Instagram
Estima-se que a wonambi podia chegar até 6 metros de comprimento. Era uma constritora não-venenosa e pode ter coexistido com os primeiros aborígenes australianos.
Reprodução/Peter Schouten
Chegando a medir até 12 metros nas maiores espécies, a palaeophis tinha o corpo altamente vascularizado, permitindo regulação térmica para caçar em águas profundas. Provavelmente se alimentava de peixes grandes, tubarões primitivos e outros répteis marinhos.
Reprodução
Para efeito de comparação, hoje as maiores serpentes que existem são a sucuri-verde e a píton-reticulada, que podem atingir até 7 ou 8 metros de comprimento.
Flickr Douglas P. R.
A redução de tamanho nas cobras modernas pode estar relacionada a mudanças ambientais, competição, e à diminuição das presas disponíveis em seus ecossistemas.
Flickr Cezar Mario

Veja mais Top Stories