‘Ligações mudas’: por que acontecem e como se proteger

Por Flipar

Essas ligações são feitas em massa por empresas de telecomunicação, que usam números aleatórios para aumentar as chances de atendimento.
freepik
Outro motivo usado pelas empresas é verificar quais números ainda estão ativos.
hippopx.com/Creative Commons - CC0/Public Domain
Segundo a Anatel, o disparo massivo de mensagens e ligações não é necessariamente abusivo, já que pode ser usado para o envio de alertas de emergência.
Divulgação/Governo Federal
Por outro lado, a empresa ressalta que o excesso de contatos por telemarketing pode ser considerado prática abusiva se "exceder a capacidade humana de discagem".
Jan Vašek/Pixabay
"Além de causar grande incômodo, as chamadas massivas sobrecarregam as redes de telecomunicações", pondera a Anatel.
Governo Federal
"Levantamentos demonstraram que as ligações de robôs com duração de até três segundos chegaram a mais de 90% das chamadas nas redes de algumas prestadoras", esclareceu a empresa.
freepik/jcomp
Para evitar esse tipo de ligação, a melhor solução é usar o serviço gratuito "Não Me Perturbe", da própria Anatel, que permite bloquear chamadas de empresas que você não quer receber.
reprodução
De acordo com a Anatel, o bloqueio pode levar até 30 dias para funcionar depois que é feita a solicitação. Veja como fazer o cadastro!
divulgação/anatel
Primeiro, acesse o site naomeperturbe.com.br e faça um cadastro. Depois, vá em "Novo bloqueio" e insira o número do seu telefone, incluindo o DDD.
reprodução
Escolha as empresas de telecomunicações ou financeiras que você quer bloquear. Se preferir, pode selecionar todas de uma vez.
freepik jannoon028
Clique em "Enviar". Você receberá uma mensagem de SMS para confirmar a solicitação.
Porapak Apichodilok/Pexels
Outra opção dada pela Anatel é utilizar a plataforma "Qual Empresa Me Ligou", que identifica qual companhia está te importunando. Acesse pelo endereço qualempresameligou.com.br.
reprodução
"Eles conseguem driblar eventuais sanções ao desrespeitar esse cadastro, falsificando o número que aparece no identificador de chamadas", explicou Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
reprodução
A Anatel, por sua vez, implementou uma nova ferramenta em 2024 para que as prestadoras informem a origem das chamadas indesejadas, permitindo identificar irregularidades e agir mais rapidamente.
divulgação/Anatel

Veja mais Top Stories