Acidentes com paraquedas no Brasil já provocaram até morte; relembre!
Por Flipar
Em 2023, durante um evento que aconteceu no Parque do Rio Branco, em Boa Vista, um paraquedista errou a aterrissagem e atingiu uma mulher que assistia à apresentação.
Montagem/Reprodução
O "Domingo Aéreo 2023" incluiu atrações como saltos e apresentações da Esquadrilha da Fumaça e reuniu uma grande multidão no local.
Reprodução
No mesmo ano, em 25 de junho, um avião bimotor entrou em parafuso momentos antes de um salto no Rio de Janeiro.
Reprodução vídeo Band
Os paraquedistas, incluindo um que filmou o momento, conseguiram saltar sem ferimentos.
Reprodução de vídeo - Band
Já em outubro de 2024, um acidente com consequências fatais aconteceu em Boituva, que fica na Região Metropolitana de Sorocaba, São Paulo.
Divulgação/Prefeitura de Boituva
Boituva, que é considerado um polo do paraquedismo nacional, abriga o Centro Nacional de Paraquedismo, destino de entusiastas do esporte.
Reprodução/YouTube
A história do paraquedismo se estende por séculos, desde os primeiros conceitos até os saltos como são feitos hoje.
Silke/Pixabay
A ideia de frear uma queda remonta a tempos antigos, com rascunhos de dispositivos semelhantes a paraquedas encontrados em cadernos de Leonardo da Vinci no século 15.
Reprodução da Internet
Contudo, foi apenas em 1783 que o francês Louis-Sébastien Lenormand realizou o primeiro salto público com um paraquedas rudimentar, usando dois guarda-chuvas modificados.
Domínio Público
Apesar dos riscos ? e alguns incidentes ?, avanços em equipamentos e treinamento tornaram a atividade mais segura e acessível.