Sting: guerra da Ucrânia faz cantor eliminar música de shows

Por Flipar

Trata-se da canção ?Russians?, que fez parte de ?The Dream of the Blue Turtles?, de 1985, o primeiro álbum da carreira solo do britânico.
- Reprodução do Instagram @theofficialsting
A canção foi escrita quando o mundo vivia sob as tensões da Guerra Fria - polarização entre os Estados Unidos e a então União Soviética. Nela, Sting defendia a paz e exaltava a humanidade independentemente das nações.
- Reprodução do Instagram @theofficialsting
"Eu a toquei no começo da guerra na Ucrânia. É uma questão complexa, apesar de ser uma ideia simples. Eu posso dizer o seguinte: sinto que o senhor Putin não ama mais seus filhos. Ele está disposto a sacrificá-los por seus ideais políticos. Então, eu não toco mais essa música?, declarou o cantor ao jornal ?Gazeta do Povo?, criticando o presidente da Rússia pelo conflito com o país vizinho.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
No início da guerra da Ucrânia, em 2022, Sting resgatou ?The Russians? e fez uma publicação nas redes sociais tecendo críticas à invasão promovida pelas tropas russas a mando de Vladimir Putin.
- Reprodução do Instagram @theofficialsting
"Raramente cantei essa música nos muitos anos desde que foi escrita, porque nunca pensei que fosse relevante novamente. Mas, à luz da decisão sangrenta e lamentavelmente equivocada de um homem de invadir um vizinho pacífico e inofensivo, a música é, mais uma vez, um apelo à nossa humanidade comum?, escreveu à época.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
?Para os bravos ucranianos que lutam contra essa tirania brutal e também para os muitos russos que protestam contra esse ultraje, apesar da ameaça de prisão e encarceramento - Nós, todos nós, amamos nossos filhos. Parem a guerra?, protestou Sting na publicação de 2022.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
Em 9 de março de 2024, Sting tocou a canção pela última vez, durante apresentação na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
Em fevereiro de 2025, o astro inglês esteve no Brasil para apresentações da turnê ?Sting 3.0? e não interpretou ?Russians?. No período, ele fez shows no Rio de Janeiro, em São Paulo e Curitiba.
Instagram @theofficialsting
Sting é o nome artístico de Gordon Matthew Thomas Sumne, nascido em 02/10/1951 na cidade de Wallsend, na Inglaterra.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
No início da carreira, Sting foi baixista de bandas locais como Phoenix Jazzman, Last Exit e Newcastle Big Band.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
A fama veio para Sting a partir do fim dos anos 1970, com a criação da banda The Police, em Londres, capital do Reino Unido.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
O trio que consagrou o The Police teve Sting como baixista e vocalista, Andy Summers na guitarra e Stewart Copeland na bateria. Inicialmente, a formação contava com o francês Henry Padovani como titular na guitarra, mas ele deixou a banda ainda em 1977.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
Com influências de diversos gêneros, especialmente jazz, punk e reggae, o The Police foi uma das bandas de rock mais bem sucedidas da década de 80.
flickr - Raph_PH
Com mais de 75 milhões de álbuns vendidos, o grupo inglês acumulou hits como ?Roxanne?, ?Every Breath You Take?, ?Message in a Bottle? e ?So Lonely?.
A&M Records/Wikimédia Commons
Sting vendeu mais de 200 milhões de discos considerando sua carreira solo, que começou a ser construída ainda nos anos 80. Ela ganhou impulso definitivo com o disco ?Nothing Like the Sun?, de 1987, que foi acompanhado de uma turnê.
Divulgação
Sting é casado desde 1992 com a atriz e produtora Trudie Styler, com quem tem quatro filhos. Ele ainda tem dois outros filhos de sua união anterior com a atriz Frances Tomelty.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
Além da faceta artística, Sting também é muito conhecido por seu engajamento em causas ambientais ao lado da esposa. Com Trudie Styler, ele fundou a Rainforest Foundation Fund, organização dedicada à proteção das florestas tropicais e dos povos indígenas. A fundação atua em mais de 20 países.
Instagram @trudiestyle
Sting promove há mais de 30 anos, desde 1991, o ?Rock for the Rainforest?, concertos periódicos com a finalidade de arrecadar fundos para essas causas. O evento é recordista mundial no Guinness Book como o maior voltado para angariar fundos ambientais.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
O artista inglês também já se aventurou algumas vezes no cinema. Entre os filmes em que atuou estão ?Dune?, de David Lynch, allém de ?Quadrophenia?, de 1979, e ?Radio On?, de 1979.
Divulgação
Em sua carreira, Sting gravou ao lado de astros e estrelas como Tina Turner, Elton John e Paul Simon. Ele também participou de uma faixa do último álbum do brasileiro Tom Jobim cantando o clássico ?Insensatez? na versão em inglês ?How Insensitive?.
Reprodução do Instagram @theofficialsting
Um episódio curioso da vida de Sting é que ele e a esposa Trudie foram responsáveis por apresentar a cantora Madonna ao diretor de cinema britânico Guy Ritchie, em 2000. O encontro resultou em casamento de oito anos e um filho, Rocco Ritchie, de quem Sting é padrinho.
Divulgação

Veja mais Top Stories