Livro conta bastidores da Penitenciária de Tremembé, a ‘prisão dos famosos’

Por Flipar

A penitenciária abriga tanto quem ficou famoso após o crime (como Elize Matsunaga e Alexandre Nardoni) quanto quem já era célebre antes da condenação, caso do ex-jogador Robinho.
Reprodução de TV
A obra irá mostrar a convivência entre anônimos e famosos, revelando hierarquias internas, privilégios e disputas por poder.
vero_vig_050/Pixabay
Segundo o autor, detentos ricos e famosos conseguem "comprar" regalias, como isenção de tarefas domésticas e proteção, usando sua influência e dinheiro.
Pexels/RDNE Stock project
Um trecho por exemplo, narra a rivalidade entre o ex-jogador Robinho e o empresário pernambucano Thiago Brennand, ambos presos na Penitenciária II de Tremembé.
Ricardo/Saibun Santos FC
Segundo Campbell, os dois ? presos por estupro ? disputavam a influência sobre outros presos na unidade P2 por meio de favores e distribuição de itens de luxo.
Divulgação/SAP
Robinho, por exemplo, é admirado por outros presos e virou uma espécie de treinador de futebol.
Ricardo Saibun/Santos FC
No livro, Campbell conta que o ex-jogador do Real Madrid não realiza tarefas básicas como arrumar a cama ou varrer a cela, já que outros detentos até "brigam" para servi-lo.
Ivan Storti/Santos FC
Já o empresário Thiago Brennand, distribuiu chuteiras Nike, doces importados e até pagou advogados para outros presos para ganhar prestígio.
Reprodução/CNN Brasil
Além dos famosos, o livro também dá voz aos presos anônimos e descreve o cotidiano do cárcere, incluindo eventos como o concurso "Miss Primavera", que teve Suzane como jurada.
Reprodução
Outras práticas relatadas pelo autor envolvem as "cela dos espíritos", nas quais detentas adeptas do espiritismo participam de sessões mediúnicas para obter o perdão das vítimas de seus crimes.
Ichigo121212/Pixabay
Um dos presos "famosos" que ganhou um capítulo no livro é Fernando Sastre. Ele é acusado de atropelar e matar o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana em 2024.
Reprodução/TV Globo
Outro preso que ganha destaque no livro é o médico Roger Abdelmassih, que cumpre pena por estuprar 37 pacientes. Ele formou amizade com outros detentos ilustres, grupo apelidado de ?viúvas da elite?.
Divulgação/Senad
O Complexo Penitenciário de Tremembé tem cinco unidades e capacidade para mais de seis mil presos.
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Veja mais Top Stories