Está chegando: Jovem gamer, fera na computação, vai virar santo em 7 de setembro
Por Flipar
O jovem ítalo-britânico Carlo Acutis, que morreu aos 15 anos, seria canonizado em 27/4 mas a cerimônia foi suspensa após a morte do Papa Francisco no dia 21/4.
divulgação/Site Carlo Acutis
Carlo ficou conhecido como "padroeiro da internet", pois usava as redes sociais e a computação para evangelizar.
Tara Winstead pexels
O Papa Francisco deixou vários legados. Um deles é justamente a canonização de Carlo, que morreu aos 15 anos em 2006, vítima de leucemia.
Jeon Han/Wikimédia Commons
Nascido em Londres, em 1991, Carlo faz parte, portanto, do grupo de pessoas chamadas de 'millennials' (nascidas entre 1981 e 1996). Acutis logo se mudou com sua família para Milão, na Itália, país onde seus pais nasceram.
Associação Carlos Acutis / Divulgação
Ele já se dedicava ao trabalho voluntário e servia a igreja local desde muito jovem. Além de seus outros interesses e hobbies, Acutis também era um grande entusiasta de videogames, conhecido por curtir jogos de séries populares como Halo, Mario e Pokémon.
Anthony Ashley por Pixabay
Carlo Acutis já tinha sido beatificado pelo Vaticano em 2020, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre, ocorrido em 12/10/ 2010, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quando uma criança brasileira teria sido curada ao tocar uma roupa que continha sangue do adolescente.
flickr/Just a Brazilian man
O corpo de Carlo foi preservado e fica exposto na Igreja de Santa Maria Maior, na cidade de Assis, na Itália. Por isso, é chamado como o "primeiro beato de tênis e calça jeans".
wikimedia commons Dobroš
Veja agora outras pessoas jovens que foram beatificadas na Igreja Católica por sua trajetória de dedicação ou canonizadas pelo reconhecimento de sua santidade.
jcomp -freepik
Chiara Corbella Petrillo: Chiara e seu marido, Enrico Petrillo, se casaram em 2008 e desejavam ter uma família grande. Eles engravidaram três vezes, mas todas as gestações foram marcadas por diagnósticos graves nos bebês.
divulgação/vatican news
Ela encarou cada gravidez como um presente de Deus, mesmo sabendo dos obstáculos que teria pela frente. Nascida na Itália em 30 de janeiro de 1984, a jovem faleceu em 13 de junho de 2012, aos 28 anos.
reprodução/facebook
Sua história inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo e, em 2018, ela foi declarada Serva de Deus pela Igreja Católica, o primeiro passo no processo de beatificação.
reprodução/facebook
Beata Chiara Luce: Nascida Chiara Luce Badano em 29 de outubro de 1971 em Sassello, Itália, e falecida em 7 de outubro de 1990, foi uma jovem italiana beatificada pela Igreja Católica.
reprodução
Aos 9 anos, participou de um encontro cristão, onde conheceu e passou a seguir os ensinamentos de Jesus. Aos 17 anos, ela foi diagnosticada com um tumor ósseo, mas decidiu recusar morfina para oferecer suas dores como um sacrifício a Deus.
reprodução/facebook
Antes de morrer, Chiara deixou uma mensagem aos jovens, encorajando-os a aproveitar bem a vida. Ela foi beatificada em 25 de setembro de 2010, em Roma, pelo Papa Bento XVI, e sua festa é celebrada em 29 de outubro.
wikimedia commons Kancelaria Prezydenta RP
São Domingos Sávio: Nasceu em 2 de abril de 1842, em Riva, Itália, em uma família pobre. Desde jovem, ele já demonstrava grande devoção, esperando o padre fora da igreja para servir à Missa, mesmo debaixo de neve.
wikimedia commons/Coroinha Anônimo
Domingos tinha dois grandes sonhos: tornar-se padre e alcançar a santidade. Ele morreu aos 15 anos, vítima de tuberculose e foi canonizado em 1957, reconhecido pela Igreja como um modelo de santidade.
wikimedia commons/domínio público
Servo de Deus Guido Schäffer: Conhecido popularmente como o "Surfista Santo", Guido foi um médico, surfista e seminarista brasileiro, nascido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1974.
divulgação/vatican news
Ele cresceu em uma família católica e desde cedo demonstrou grande fé e amor ao próximo. Era conhecido por sua alegria, simpatia e generosidade. Graduado em medicina, Guido se dedicou a atender aos mais necessitados, especialmente nas favelas do Rio de Janeiro.
divulgação
Segundo relatos, aos 29 anos ele sentiu um "chamado" para o sacerdócio e ingressou no seminário arquidiocesano do Rio de Janeiro. Com isso, Guido pretendia se tornar padre e dedicar sua vida a servir a Deus e ao próximo.
Divulgação/Arquidiocese de Brasília
Em 1° de maio de 2009, enquanto surfava com amigos, Guido foi vítima de afogamento na Praia do Recreio. Sua morte causou grande comoção em todo o Brasil. Em 20 maio de 2023, ele foi declarado Venerável pela Igreja Católica, a primeira etapa no processo de beatificação.
reprodução/tv globo
Santa Joana D?Arc: Nascida numa área rural e analfabeta, Joana D?Arc era extremamente devota. Aos 13 anos, começou a ter "visões místicas", ouvindo as vozes do arcanjo Miguel e das santas Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia.
wikimedia commons/
Dante Gabriel Rossetti
Durante a Guerra dos Cem Anos, Joana aconselhou o rei francês a lutar contra os ingleses. Convencido, o rei lhe concedeu a liderança do exército, que expulsou as tropas inglesas e garantiu a vitória para a França.
wikimedia commons/domínio público
Traída e vendida aos inimigos, Joana foi queimada viva pelos ingleses sob acusações de heresia e feitiçaria. Vinte anos depois, a Igreja revisou seu caso e reconheceu a injustiça. Em 1920, ela foi canonizada pelo papa Bento XV e proclamada padroeira da França.
wikimedia commons Hyppolyte de Saint-Rambert
Beata Sandra Sabattini: Foi uma jovem italiana nascida em 1961, conhecida por sua profunda fé e dedicação aos mais necessitados. Ela se envolveu desde cedo em atividades de caridade, especialmente ajudando pessoas com deficiência e dependentes químicos.
wikimedia commons/Guido Rossi
Sandra morreu tragicamente em 1984, aos 22 anos, após ser atropelada por um carro. Sua vida de virtude e serviço foi reconhecida pela Igreja Católica, e ela foi beatificada em 2021.