Na Bahia, mulher fica quase 30 dias em coma após excesso de vitamina D; entenda

Por Flipar

Ela desenvolveu hipervitaminose D, uma intoxicação grave por excesso de vitamina.
Reprodução/TV Globo
"O xixi foi evoluindo daquela cor de tom amarelo para o tom de Coca-Cola. Ela começou a urinar com sangramento", relatou a filha da empresária em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
Reprodução/TV Globo
Segundo especialistas, na hipervitaminose a vitamina acima da quantidade necessária vai se acumulando e pode gerar lesões em órgãos e sistemas.
Reprodução/TV Globo
"O mercado de vitaminas no Brasil movimenta mais de bilhões de reais por ano. Isso quer dizer que tem muita gente que toma sem necessidade", alertou o Dr. Drauzio Varella.
Reprodução/TV Globo
Outro caso exibido pela reportagem foi o de uma mulher do interior de São Paulo que sofreu graves complicações após um tratamento com injeções de vitaminas B12 e D, indicado por uma ginecologista.
Reprodução/TV Globo
Na terceira aplicação, surgiram inflamações e o chamado "encapsulamento" nas nádegas, que causaram dores constantes e dificuldade para andar, trabalhar e dormir.
Reprodução/TV Globo
As vitaminas são essenciais para o funcionamento do corpo, atuando como peças-chave em diversos processos biológicos.
Freepik/pikisuperstar
Cada vitamina tem uma função específica, e a deficiência de qualquer uma delas, chamada de avitaminose, pode levar a sérios problemas de saúde.
ivabalk/Pixabay
O equilíbrio é crucial. Uma dieta diversificada geralmente supre as necessidades vitamínicas, e a suplementação só deve ser feita sob orientação médica confiável.
Reprodução/TV Globo

Veja mais Top Stories