Cantora encanta o público com interpretação fiel de Gal Costa

Por Flipar

O vídeo emocionou o público pela semelhança com a voz da baiana. A postagem surgiu depois de ela ensinar técnicas vocais para alcançar o timbre característico de Gal, o que aumentou ainda mais o interesse dos seguidores.
Reprodução de vídeo/Instagram @elizefleury
Nos comentários, Elize recebeu elogios de fãs e celebridades, muitos destacando a sensibilidade da apresentação e o impacto de sua performance, descrita por alguns como a melhor homenagem à cantora que já viram.
Divulgação / Henrique Kardozo
Se a voz de Gal segue inspirando, sua história segue reverberando. Em setembro, Gabriel Burgos, único filho da cantora, e Wilma Petrillo, sua viúva, apresentaram à Justiça um acordo para a partilha de bens e dívidas deixados pela artista baiana, morta em novembro de 2022.
Reprodução
Pela proposta, cada parte ficou com metade dos bens e dívidas que constassem do inventário de Gal Costa na data de homologação do acordo na Justiça, segundo informações do portal "G1" à época.
Reprodução Instagram
O acordo também previa que os royalties das execuções musicais de Gal Costa fossem divididos igualmente entre filho e viúva até que seja vendida a última casa em que a cantora viveu - propriedade avaliada em R$ 8 milhões.
Reprodução Instagram
Gal Costa morreu em sua casa em 9/11/2022, aos 77 anos. Ela havia dado uma pausa em shows após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Relembre a trajetória dessa artista que está entre as maiores do Brasil e deixou saudade.
Felipe Souto Maior/Fundarpe/Divulgação
Foi na voz e na interpretação de Gal que clássicos eternos da MPB alcançaram sucesso. Entre eles, o próprio "Baby". Nos anos 60 e 70, Gal dedicou-se a vários estilos. Foi assim que ela realçou o balanço de Jorge Ben, com "Que pena (Ela já não gosta mais de mim").
Rodrigo Stocco - Flickr
Além dela, Caetano, Gilberto Gil, Tom Zé e a banda Os Mutantes, que tinha Rita Lee, fizeram parte desse movimento que marcou a música e o comportamento no Brasil. A amizade entre Gal e Caetano, aliás, começou no início dos anos 60 e nunca perdeu o vigor.
Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Gal também abraçou a Jovem Guarda gravando "Meu nome é Gal", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, uma canção que a homenageava. No começo da carreira, deu uma interpretação própria à canção "Sua Estupidez", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Junior Guedesi - Flickr
No início dos anos 70, Gal estrelou ?Fatal?, turnê sob direção do poeta Waly Salomão que foi um marco em sua carreira. O espetáculo rendeu o álbum ao vivo ?Fa-Tal - Gal A Todo Vapor?, considerado pela revista Rolling Stone o 20º melhor disco da música brasileira no século 20.
Marcelo Magano - Flickr
Nos anos 80, fez grande sucesso com diversas músicas de compositores de ponta na MPB. Imprimiu estilo próprio na interpretação de "Açaí", "Nada mais", "Sorte" e "Lua de mel", entre outros sucessos.
annonysky2 sky2 - Flickr
Com Tim Maia, em 1985, ela formou um dueto impecável, tornando "Dia de Domingo", do álbum "Bem Bom", um sucesso instantâneo. Os autores da música, Michael Sullivan e Paulo Massadas, disseram que o cantor era "apaixonado por Gal Costa".
Divulgação
Gal foi eleita a sétima maior voz de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stones, em 2012. A cantora foi tema da Mangueira, em 1994, junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os quatro inspiraram o enredo "Os Doces Bárbaros".
Sandra de Souza - Flickr
Gal Costa lançou mais de 40 discos ao longo da carreira, entre álbuns de estúdio e ao vivo. O último, intitulado "Nenhuma Dor?, foi lançado em 2021, com faixas em que interpretava canções em duetos com cantores como Seu Jorge, Criolo e Tim Bernardes.
Instagram @galcosta
Gal Costa foi indicada em seis oportunidades no Grammy Latino e venceu em 2011 o ?Prêmio Grammy Latino à Excelência Musical?, categoria que premia o artista pelo ?conjunto da obra?.
Carolina Mendonça - Flickr
Entre outros prêmios que a cantora venceu estão: um Prêmio da Música Brasileira e dois Prêmios Multishow (Melhor Show e Prêmio Especial - 50 Anos de Carreira). E também dois prêmios da Revista Contigo! e sete prêmios Troféu Imprensa, sendo cinco de Melhor Cantora.
Brunno Marchetti - Flickr

Veja mais Top Stories