‘Gigante Amazônico’: peixe que respira fora d’água e pesa até 200 kg está expandindo seu território
Por Flipar
Conhecido como "Gigante Amazônico" ou "Bacalhau da Amazônia", o pirarucu é protagonista de pratos tradicionais, como o filé de pirarucu.
Freepik/timolina
Hoje, o peixe amazônico já aparece em rios de cinco Estados longe de seu habitat original: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e regiões pantaneiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Flickr - Cliff
A corporação alerta que, por se tratar de uma espécie predadora de grande porte sem rivais naturais nessas novas regiões, ela representa uma ameaça à fauna aquática nativa.
Flickr - Cliff
Sobre a anatomia do pirarucu, suas escamas são tão duras que servem como proteção natural contra predadores, inclusive piranhas.
Wikimedia Commons/T.Voekler
O nome Pirarucu é de origem Tupi, combinando pirá ("peixe") e uruku (referência à cor vermelha extraída do urucum, presente nas bordas das suas escamas).
Flickr - Jeff Kubina
Isso acontece porque ele tem uma bexiga natatória modificada que funciona como um pulmão, permitindo captar oxigênio atmosférico.
Wikimedia Commons/Jijiladouceur
Essa dependência do ar faz com que o peixe realize subidas regulares à superfície, o que, por muito tempo, facilitou sua captura.