Lobos-guará visitam jardim e encantam paisagista no interior do Rio

Por Flipar

Marcel, responsável pelo escritório Allamanda Paisagismo, comentou com bom humor, em entrevista divulgada pela "Casa e Jardim", que os lobos pareciam rejeitar espécies exóticas de plantas e prometeu substituí-las por nativas.
Reprodução/Instagram/@allamandapaisagismo
Ele observou que os animais evitaram o vaso com gerânio, possivelmente por causa do cheiro forte da planta. Apesar do susto inicial, o paisagista descreveu a experiência como emocionante. O vídeo, publicado no Instagram, já acumula mais de um milhão de visualizações
Reprodução/Instagram/@allamandapaisagismo
Também chamado de lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho, o lobo-guará é uma espécie de canídeo endêmico (que só existe numa região) na América do Sul.
Ferrarezi Jr - Wikimédia Commons
O lobo-guará usa o cheiro do xixi para sua comunicação e para a marcação de território. Além disso, essa espécie é onívora. Ou seja, também se alimenta de vegetais como de carne e tem expectativa de vida de 15 anos.
Jonathan Wilkins wikimedia commons
Aves, tatus e roedores estão entre as principais presas do lobo-guará, que está na lista das espécies "quase ameaçadas de extinção" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Imagem de G.C. por Pixabay
Ainda não faz parte da lista de maior risco, mas entrou nessa seleção dos "quase" porque sua população tem reduzido bastante. Entre os motivos do declínio populacional de lobos-guará, estão destruição do cerrado para ampliação da agricultura, atropelamentos, caça e doenças advindas dos cães domésticos.
Ferrarezi Jr - Wikimédia Commons
O lobo-guará, no entanto, é protegido contra caça em todos os países onde a espécie é registrada. Ambientalistas também tentam eliminar superstições. Na Bolívia, há quem acredite que montar uma sela feita de pele de lobo-guará afasta a má sorte.
Flickr Ivan Feitosa
Curiosamente, ele também já foi representado na moeda de 100 cruzeiros-reais, que circulou no Brasil entre 1993 e 1994. E aí, sabia dessa?
Domínio público

Veja mais Top Stories