Especial de fim de ano de Roberto Carlos mistura emoção e superstição

Por Flipar

A gravação reuniu um repertório marcado por sucessos românticos e uma presença ainda maior de músicas religiosas. Ao longo da noite, o Rei recebeu convidados de estilos variados, como João Gomes, Jorge Ben Jor, Fafá de Belém, Supla e Sophie Charlotte.
Instagram @robertocarlosoficial
Momentos de emoção, encontros improváveis e curiosidades de bastidores, incluindo superstições mantidas por Roberto, marcaram a apresentação. Nem tudo o que foi gravado irá ao ar, já que a edição final pode alterar a ordem das músicas ou cortar trechos.
Instagram @robertocarlosoficial
Nascido em 19 de abril de 1941, Roberto Carlos passou a fazer sucessos nos anos 60, durante a chamada era dos festivais, com o surgimento da Jovem Guarda. O movimento carregou o nome de um programa apresentado pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa aos domingos na TV Record.
Reprodução/Record
Antes de enveredar para o rock e a música romântica, Roberto Carlos começou a carreira influenciado pela bossa nova. Ele se apresentava na Boate Plaza, no Rio de Janeiro, imitando João Gilberto na música ?Chega de Saudade?, considerada um divisor de águas na história da música brasileira.
Divulgação / Roberto Carlos Oficial / Claudia Schembri
Ainda nos anos 50, antes da Jovem Guarda, Roberto Carlos fez parte de uma banda chamada The Sputniks, que tinha entre os componentes Tim Maia, outro nome que ganharia muito destaque na música brasileira.
Divulgação
Em 1968, Roberto Carlos ganhou notoriedade internacional ao vencer o prestigioso Festival de San Remo, na Itália, interpretando a música ?Canzone per te?, de Sergio Endrigo e Sergio Bardotti. Foi a primeira vez que um cantor não italiano ficou com o primeiro lugar do evento.
Domínio Público
No cinema, Roberto Carlos também conheceu momentos de estrelato. Uma trilogia dirigida por Roberto Farias fez muito sucesso tendo o Rei como protagonista: ?Roberto Carlos em Ritmo de Aventura? (1968), ?Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa? (1970) e ?Roberto Carlos a 300km por Hora? (1971).
Arquivo Nacional
O cantor teve três casamentos. Do primeiro, com Nice Rossi, nasceram os filhos Roberto Carlos (conhecido como Dudu Braga) e Luciana. Ele também manteve relacionamento por 11 anos com a atriz Myriam Rios e, mais tarde, com Maria Rita, união que durou até sua morte, aos 38 anos, em 1999, em decorrência de um câncer.
Reprodução/Instagram
Em 1996, no seu especial de fim de ano da TV Globo, o Rei revelou ao público que tinha mais um filho, Rafael Braga, fruto de curto relacionamento com a modelo Maria Lucila Torres nos anos 60. O Rei só soube da paternidade quando o filho já tinha 26 anos e, após teste de DNA, tornou o fato público.
Divulgação
Dudu Braga, no entanto, morreu vítima de câncer no peritônio em 2021, aos 58 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do cantor, na ocasião ele atendeu um pedido do filho para que fosse sepultado com a camisa do Corinthians, seu clube do coração.
Reprodução/Instagram
Roberto Carlos homenageou a mãe, a costureira Laura Moreira Braga, morta em 2020, em uma canção que tornou-se muito famosa: ?Lady Laura?. O pai, Robertino Braga, também ganhou uma canção do Rei: ?Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo?, uma das inúmeras parcerias com Erasmo Carlos.
Reprodução/Instagram
Em 1974, foi ao ar o primeiro especial de Roberto Carlos na TV Globo, que tornou-se um clássico televisivo nas casas brasileiras em época de Natal. Desde então, apenas em 1999 o espetáculo não foi ao ar em decorrência da morte de Maria Rita, a mulher do artista.
Divulgação/TV Globo
A maquiadora Neide de Paula sugeriu que o artista passasse a ofertar flores nas apresentações, mas que optasse por rosas por serem mais firmes que cravos.
Freepik

Veja mais Top Stories