Por Flipar
A capital, Nucualofa, com cerca de 23 mil habitantes, é o centro comercial, social e de transportes mais importante de Tonga.
A história de Tonga remonta a cerca de 3.000 anos, com a chegada dos primeiros povos austronésios.
Apesar de ter recebido influências estrangeiras ao longo dos séculos, Tonga conseguiu preservar grande parte de sua rica cultura, marcada por tradições ancestrais, danças típicas, e uma profunda conexão com a natureza.
Durante séculos, Tonga foi um importante centro cultural e político na Polinésia. No século 19, o país se tornou uma monarquia constitucional e adotou o cristianismo, que ainda é a religião predominante por lá.
A cultura tonganesa é rica em tradições, incluindo danças, músicas, e o kava, uma bebida cerimonial feita da raiz de uma planta nativa.
Além da kava, outras comidas tradicionais de Tonga incluem o pulu’lu (carne cozida em folhas de taioba com cebola e leite de coco) e o vai’siaine (sopa feita de banana e coco – foto).
A ilha de Tongatapu é a maior e mais populosa (75 mil habitantes), enquanto outras ilhas, como Vava’u, são conhecidas por sua beleza natural.
O turismo também desempenha um papel crescente na economia, com visitantes atraídos pelas paisagens paradisíacas e cultura marcante do país.
Outra curiosidade sobre Tonga é que o rugby é o esporte mais popular por lá. Apesar de pequeno, o país chegou a participar quatro vezes da Copa Mundial de Rugby, a primeira delas em 1987.
Por estar localizada no cinturão de fogo do Pacífico, o arquipélago de Tonga se torna suscetível a atividades vulcânicas, tsunamis e terremotos.