Malmö, cidade sueca que une patrimônio histórico com inovação urbana sustentável

Por Flipar

Fundada no final do século 13 no condado de Scania, Malmö foi originalmente parte do reino da Dinamarca até ser cedida à Suécia em 1658, com o Tratado de Roskilde.

Domínio Público/Wikimédia Commons

A cidade portuária fica no sul da Suécia, na margem do canal de Öresund, no Mar Báltico, que separa o país da vizinha Dinamarca. A Ponte de Öresund, que liga a capital dinamarquesa Copenhague a Malmö. Com 7.845 metros de comprimento, é a maior ponte rodoferroviária da Europa em relação à altura do vão acima do nível da água.

Nick O./Wikimédia Commons

Ela se tornou uma das primeiras cidades industriais da Península da Escandinávia, sendo berço de grandes empresas como a Kockums, Skanska e Scania AB.

Maria Eklind /Wikimédia Commons

Com uma transformação urbana significativa no início do século 21, evoluiu de polo industrial para centro de inovação urbana, biotecnologia, TI e logística, com forte presença da Universidade de Malmö, que foi fundada em 1998.

News Oresund/Wikimédia Commons

De acordo com dados mais recentes, a cidade de Malmö tem 339 mil habitantes. A Região Metropolitana, por sua vez, tem 780 mil moradores.

Divulgação

Malmö é a terceira cidade mais populosa da Suécia, atrás apenas da capital Estocolmo e de Gotemburgo.

JGhostrider/Wikimédia Commons

Ela está entre as dez cidades do mundo em mobilidade por bicicleta, um dado que contribui para colocá-la entre as mais sustentáveis. Malmö conta com infraestrutura dedicada e fácil mobilidade urbana para essa modalidade de transporte. O turista pode alugar bicicleta para explorar a cidade e seus parques pelo extenso sistema de ciclovias

Arild Vågen/Wikimedia Commons

O bairro Bo01 – Cidade do Amanhã -, inaugurado em 2001, foi planejado como um espaço 100% sustentável em abastecimento energético renovável.

Johan Jönsson/Wikimedia Commons

Ele serviu de modelo para o moderno distrito Västra Hamnen e o icônico arranha-céu futurista Turning Torso, desenhado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava que é um símbolo da cidade moderna e sustentável.

Väsk/Wikimédia Commons

Parte das atrações imperdíveis de Malmö está no centro histórico, como a Stortorget, principal praça da cidade, que é rodeada por prédios do século 16 e ponto de encontro central.

Christian Beiwinkel /Wikimédia Commons

Nessa área da cidade, destacam-se ainda a praça Lilla Torg, repleta de cafés, restaurantes e edifícios históricos restaurados, e a Igreja de São Pedro, um edifício gótico do século 14 que é o mais antigo de Malmö.

Jorchr /Wikimédia Commons

Em relação à arquitetura, além do Turning Torso há o Castelo de Malmö, o Malmöhus, uma fortaleza renascentista de 1434 que abriga atualmente museus e jardins.

Jorchr /Wikimédia Commons

Os parques Pildammsparken e Folkest Park são atrativos ao ar livre da cidade. O segundo conta com feira multicultural, shows, brinquedos para crianças e vida noturna ativa.

JGhostrider/Wikimédia Commons

Para quem visa o turismo cultural, há o Moderna Museet Malmö, um museu que exibe arte contemporânea nacional e internacional em um edifício histórico, e o Malmö Konsthall, uma das maiores galerias de arte contemporânea da Europa, premiada por sua iluminação natural e design arquitetônico aberto à comunidade.

Maria Eklind /Wikimédia Commons

A cidade abriga uma sociedade extremamente multicultural. Grandes ondas migratórias desde os anos 1950 transformaram o perfil demográfico, incluindo grupos dos Bálcãs, Ásia e Europa Oriental.

- Reprodução do Youtube

Em bairros como Möllevången e Bo01, jovens profissionais e criativos convivem com tradições, resultando em um cenário urbano inclusivo e inovador.

Paul N. Richter/Wikimédia Commons

A cidade também tem força no futebol, com o centenário Malmö FF, clube que é o maior campeão da história do esporte na Suécia. A equipe disputa seus jogos no Eleda Stadion.

Arne Müseler/Wikimédia Commons

Malmö é a terra natal do ex-atacante Zlatan Ibrahimovic, que defendeu potências como Milan, PSG e Barcelona, e é considerado o maior jogador sueco da história.

Reprodução/@iamzlatanibrahimovic

Com todas essas características, Malmö inspira debates sobre mobilidade urbana, multiculturalismo e desenvolvimento econômico em um contexto europeu conectado.

Jorchr/Wikimédia Commons

Veja mais Top Stories