Doações de sangue diminuiram com a pandemia de Covid-19 - Divulgação
Doações de sangue diminuiram com a pandemia de Covid-19Divulgação
Por O Dia
O Hemonúcleo de Teresópolis divulgou nesta sexta-feira (10/07) um balanço sobre o estoque do banco de sangue que atende as unidades de saúde da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque está em baixa, em decorrência da diminuição no número de doações por causa da pandemia de Covid-19.

De acordo com o hemonúcleo, o estoque apresenta estado crítico para os tipos sanguíneos A positivo, B positivo e negativo e AB negativo. O tipo sanguíneo O, com fator negativo, também está em baixa, com sinalização de alerta.

No entanto, apesar de haver uma maior necessidade de doadores com esses tipos sanguíneos, o município informa que a demanda por doação de sangue é constante e pede que quem puder doar, se apresente na unidade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua Francisco Sá, 299, no bairro Várzea.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais que 50 quilos e estar saudável. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes.
Você pode gostar
Comentários