Comércio está otimista com movimento de vendas para o Dia dos Pais - Divulgação
Comércio está otimista com movimento de vendas para o Dia dos PaisDivulgação
Por Paula Valviesse
Das cidades da Região Serrana, Teresópolis foi a primeira a retomar as atividades econômicas. A abertura gradual no município foi iniciada antes mesmo que a capital. Desde 8 de junho, os estabelecimentos comerciais estão permitidos a funcionar, conforme as regras sanitárias previstas em decreto e em horário diferenciado, de segunda-feira à sábado, das 11h às 18h. Com isso, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresópolis, é de manutenção do aumento alcançado no ano passado.

“Estamos trabalhando com a expectativa de igualar os resultados ao Dia dos Pais do ano passado, que foi muito positivo, tivemos um aumento de 10% com relação a 2018. Em decorrência da pandemia, o comércio ficou quase três meses fechado, mas estamos trabalhando desde 8 de junho sem interrupção e isso deu uma reaquecida, uma certa estabilidade. Nossa expectativa certamente difere do resto do país, não esperamos crescimento, mas acreditamos que vamos manter o mesmo resultado de 2019”, afirma o presidente da CDL, Igor Edelstein de Oliveira.
A volta do setor de Turismo, com a permissão do funcionamento dos hotéis e pousadas também é vista como fundamental para a estabilidade da economia: "Estamos no período de alta temporada, no inverno, quando o ticket médio é mais alto. Nossos hotéis e pousadas estão liberados e já temos notado um movimento maior por parte dos turistas. É um setor importante e que beneficia o comércio como um todo", complementa.

Ainda de acordo com o presidente da CDL Teresópolis, como não há atraso nos pagamentos dos servidores públicos, uma vez que a Prefeitura é um dos principais órgãos empregadores do município, a injeção de recursos tem se mantido estável. 

“Não temos folha de pagamento em atraso, a Prefeitura é o maior empregador e isso injeta um valor alto mensal na economia. Houve a ajuda emergencial, que também colaborou para a manutenção das vendas", relata.
Além disso, alterações das medidas restritivas, como o fim da exigência de acesso por meio de rodízio conforme dígito final do CPF para estabelecimentos com menos de 200 metros quadrados, também colaboram para que o movimento de compras nesta data comemorativa seja bom.


Feira do Alto também espera boas vendas para o período

Segundo a Associação Sou Mais Feirinha, mesmo em meio a pandemia, desde que as atividades da Feirarte - Feira do Alto de Teresópolis foram autorizadas, têm sido percebido um certo equilíbrio nas vendas. Considerando que as datas comemorativas sempre atraem um movimento maior de pessoas, a expectativa para esse Dia dos Pais é otimista.

“A Feira acaba sendo uma opção de bons presentes, porque temos variedade de produtos. Quem quiser, por exemplo, presentear com um chocolate, uma lareira bonita ou com roupas e acessórios, encontra tudo isso em um só lugar. A feira conta com muitas opções para os homens, então se torna o lugar certo para encontrar um bom presente. Outra coisa que faz diferença é a nossa praça de alimentação, que tem ótimas opções para o almoço em família e é um lugar aconchegante, confortável, em que você pode almoçar, passear”, diz Aline Tayt-Sohn.

O retorno do Turismo também destacado: “Sempre nessas datas muitos turistas optam por vir para Teresópolis descansar e comemorar, o que nos ajuda muito nas vendas, porque somos um ponto turístico que se mantém forte na cidade há mais de 35 anos”, afirma Aline.

Sistema de rodízio do Mercado Popular traz dúvida sobre as vendas para o Dia dos Pais

Para a presidente da Associação de Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis (Avamt), Tânia Cristina Rodrigues, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais para o Mercado Popular é difícil de determinar, em função do sistema de rodízio estabelecido para funcionamento dos estandes.

“Ainda estamos em sistema de rodízio, então os comerciantes não estão muito otimistas com relação às vendas nesta data comemorativa. Esperamos sim que tenhamos movimento, mas o Dia dos Pais já é uma data mais fraca, quando comparada ao Natal ou Dia das Mães. Neste sábado, véspera do Dia dos Pais, seguindo a ordem de rodízio estabelecida desde o retorno, vão abrir as lojas de eletrônicos e consertos, as que trabalham com roupas e acessórios masculinos não vão funcionar”, explica Tânia.
Você pode gostar
Comentários