Prefeitura de Teresópolis - Divulgação
Prefeitura de TeresópolisDivulgação
Por Paula Valviesse
Teresópolis é a cidade da Região Serrana do Rio batizada em homenagem a Imperatriz Tereza Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. O município é o mais alto do Estado do Rio de Janeiro, estando a 871 metros do nível do mar, e completou 129 anos no dia 6 de julho.

Na economia, os setores de serviço, comércio e o turismo são as principais atividades do município. Mas a cidade ainda tem uma grande importância para o Estado na produção de hortifrutigranjeiros.

Especialmente no Turismo, a cidade é conhecida pelo clima agradável e por suas áreas de conservação, abrigando sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Parque Estadual dos Três Picos e tendo a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município no Estado, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Assim como as demais cidades brasileiras, Teresópolis sofreu grandes perdas com a pandemia de Covid-19. Na Economia, com os comércios fechados no início do enfrentamento, houve um aumento no desemprego e agora, com a flexibilização, o município tenta se recuperar, tendo fechado o mês de agosto com um saldo positivo de vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na Saúde, três unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão prestando atendimento aos casos de Covid, com leitos de UTI e clínicos exclusivos para tratamento dos pacientes com a doença. Mas no enfrentamento, com testagem diferenciada, a cidade tem ampliado a identificação de casos entre moradores, estando entre as que mais realizou exames na região.

Na Educação, nesta semana o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu uma decisão favorável para que as escolas públicas e privadas voltem com as aulas presenciais para os alunos dos ensinos infantil e fundamental, o que tem gerado muita polêmica. Sobre o caso, o município informou que irá recorrer da decisão.
Perfil eleitoral
Com população estimada em 184.240 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas eleições municipais deste ano, a cidade tem sete candidatos para o cargo de prefeito e 457 para o cargo de vereador. Desse total, sete são candidatos à reeleição.
Teresópolis tem 125.325 eleitores aptos a votar, destes, 46,6% são homens e 53,3%, mulheres.

Perfil dos candidatos

Alex Castellar (DEM/ 25)
Alex Castellar (DEM) - divulgação
Com candidatura própria e sem coligações, o DEM tem como candidato o administrador Alexsandro da Silva Costa, na urna Alex Castellar, de 46 anos. Casado e natural de Duque de Caxias, Alex Castellar se candidata pela primeira vez a um cargo político municipal, em 2014 ele foi eleito suplente de deputado estadual. Para vice, tem o apoio do pastor Zé Mário.

Geraldo Menezes (PDT/ 12)
Geraldo Menezes (PDT) - divulgação

Geraldo Menezes de Almeida, na urna Geraldo Menezes, de 67 anos é o candidato do PDT. Casado e natural de Duque de Caxias, mora em Teresópolis há 26 anos. Advogado, com especializações em Direito Civil, Processo Civil e mestrado em Direito Empresarial, se candidata pela primeira vez a um cargo político, tendo como vice o economista Gilberto Prado.

Leandro Neves (Avante/ 70)
Leandro Neves (Avante) - divulgação
O policial militar Leandro Francisco Machado Neves, na urna Leandro Neves, de 44 anos, é o candidato do Avante. Solteiro e natural de Teresópolis, concorreu ao cargo de vereador na eleição de 2016 e foi eleito suplente na eleição de 2018, quando veio para deputado estadual. Sem coligação, o partido indicou como vice a aposentada Norma Lima.

Luiz Ribeiro (PSDB/ 45)
Luiz Ribeiro (PSDB) - Divulgação
Luiz Antonio Dantas Ribeiro, na urna Luiz Ribeiro, é o candidato na coligação “Teresópolis Para Todos”, que inclui o PSDB, Republicanos, PV, DC, PODE, PL, PSL, PROS e MDB. Luiz Ribeiro tem 66 anos, é médico, casado e natural de Teresópolis. Iniciou sua vida política em 1987, tendo sido eleito vereador duas vezes, em 1988 e em 1992, deputado estadual, em 1994, e deputado federal, em 1998. Para vice, a coligação traz a médica Dra. Leide.

Pedro Gil (Patriota/ 51)
Pedro Gil (Patriota) - divulgação

Sem coligação, o Patriota tem como candidato a prefeito Pedro Gil Ferreira de Paula, na urna Pedro Gil, de 59 anos. Casado, administrador de empresa e natural de Sumidouro, mudou-se com a família para Teresópolis quando tinha apenas 9 anos. Foi eleito vereador em 2016 e agora concorre ao cargo de prefeito, tendo como vice o defensor público Sérgio Sampaio.

Rodrigo Koblitz (PSOL/ 50)
Rodrigo Koblitz (PSOL) - Arquivo pessoal
Sem coligação, o PSOL lançou a candidatura de Rodrigo Vasconcelos Koblitz, na urna Rodrigo Koblitz, de 47 anos, ao cargo majoritário. Solteiro, natural do Rio de Janeiro, é servidor público federal e concorre pela primeira vez a um cargo político, tendo como vice Adriana Paganote.

Vinicius Claussen (PSC/ 20)
Vinicius Claussen (PSC) - divulgação
Candidato à reeleição, tendo novamente como vice o médico Dr. Ari, pela coligação “Aliança Terê do Bem”, que incluiu os partidos Cidadania, PSD, PSC e Solidariedade, Vinícius Claussen tem 41 anos, é formado em administração, casado e natural de Teresópolis. Vinicius Claussen foi eleito prefeito nas eleições suplementares realizadas em Teresópolis em 2018, em decorrência do afastamento do cargo do prefeito eleito em 2016, por inexigibilidade, conforme previsto na Lei da Ficha Limpa


Você pode gostar
Comentários