Doações serão feitas na unidade hospitalar durante a obra do Hemonúcleo de Teresópolis - Divulgação
Doações serão feitas na unidade hospitalar durante a obra do Hemonúcleo de TeresópolisDivulgação
Por O Dia
A partir desta segunda-feira (18/01), as doações de sangue em Teresópolis passam a ser feitas na Unidade de Hematologia do Hospital São José (HSJ), localizado na Rua Judith Maurício de Paula, 135, no bairro Alto. A medida é uma forma de manter a coleta durante o período estimado em seis meses no qual o Hemonúcleo Municipal estará em reforma.

A revitalização do Hemonúcleo será realizada por empresa contratada pela Prefeitura através de licitação. A obra foi contratada com recursos de emenda parlamentar do Ministério da Saúde no valor de R$ 223.138,99, liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal.

“Com 19 anos de existência, o Hemonúcleo será renovado, seguindo projeto elaborado pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Fiscalização de Obras Públicas e de Saúde”, destaca o Prefeito.

As intervenções incluem a construção de dois novos sanitários masculino e feminino e de um adaptado para pessoa com deficiência; substituição de bancadas e cubas e instalação de armários; troca geral das instalações elétricas, incluindo colocação de alarme para sanitário PCD; nova forração e colocação de revestimento cerâmico nas paredes das salas da área técnica; correção de pontos de infiltração; colocação de piso tátil nas áreas externa e de espera e pintura geral.

Inaugurado em 2001 em espaço anexo ao Centro de Saúde da Várzea (Rua Francisco Sá, 299) e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

Doação de sangue no HSJ

Para a doação não há necessidade de agendamento. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). O telefone para informações é (21) 97142-1063. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto.
Para doar sangue é necessário:
• Estar bem de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos;
• Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais;
• O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto;
• Ter feito uma refeição leve, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes;
• Uso de medicamentos e vacinas e ter sido submetido a cirurgias podem tornar o doador inapto;
• Após 30 dias sem sintomas de Covid-19, o doador estará apto a doar.


Você pode gostar
Comentários