Turismo adaptado - Divulgação/Rio Accessible Tour
Turismo adaptadoDivulgação/Rio Accessible Tour
Por RENAN SCHUINDT

Apontada como uma das maiores festas do mundo, o Réveillon do Rio apresentou uma novidade neste ano: a mensagem de feliz ano novo em libras, que ocorreu por meio de uma projeção na estátua do Cristo Redentor momentos antes da queima de fogos. A iniciativa demonstra uma preocupação que vai além dos órgãos públicos. As agências de turismo apostam na acessibilidade para atrair novos clientes.

É o caso da Rio Accessible Tour, pensada para oferecer uma melhor experiência a pessoas com deficiência (PcDs) que desejam conhecer os pontos turísticos da cidade maravilhosa. Audiodescrição, intérprete de libras, van e barco a vela adaptados são alguns dos atrativos. Segundo o IBGE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Ao todo, são 45 milhões de PcDs no país. A empresa citada no início da reportagem foi idealizada pela guia de turismo Luciana Bonguardo.

Com experiência no atendimento a grupos, ela percebeu a carência desse tipo serviço especializado nos roteiros da cidade. "Oferecemos a infraestrutura adequada para cada atendimento. Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas às atrações turísticas, com a ótica de inclusão social", diz a fundadora.

Há opções de passeios educativos, culturais e ambientais. Na Floresta da Tijuca, por exemplo, existem trilhas e cachoeiras acessíveis. No local, a agência providencia a cadeira anfíbia para banho de cascata e cadeira Juliette para a subida da trilha. Tudo fica a critério do cliente. Um dos serviços mais comemorados é a van adaptada, que faz o transporte de pessoas que utilizam cadeira de rodas.

O analista de sistemas Leandro dos Santos, que perdeu o movimento das pernas após um acidente de carro, aprova a ideia. "Fico feliz em saber que alguém se preocupou em prestar esse serviço às pessoas com deficiência. É muito importante que a cidade pense na questão da acessibilidade. Medidas como essa deveriam ser replicadas pelo poder público", analisa.

APLICATIVO GRATUITO

Em 2015, a Riotur e o Ministério do Turismo desenvolveram um aplicativo que reúne informações sobre pontos turísticos com acessibilidade por todo o país. Por meio do 'Turismo Acessível', que pode ser baixado gratuitamente pelo celular, o usuário também pode avaliar os estabelecimentos visitados.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), até a terceira semana de dezembro de 2018, a taxa média de ocupação já havia superado 85%, número superior aos 51% registrados na apuração do mesmo período em 2017. Para esta temporada, o Píer Mauá contará com 103 atrações, o que representa uma aumento de 15% no total de viajantes embarcados. "A previsão é que sejam injetados 114 milhões de dólares (cerca de R$ 445 milhões, pela cotação atual) na economia do Rio nesta temporada", afirmou Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá.

Você pode gostar
Comentários