Por monica.lima
O Plumbago acompanha bem os pratos da cozinha mediterrânea%2C como espaguete commolho de ervas e porco assado com molho de laranjaDivulgação

O Etna fala. Assim os italianos da ilha da Sicília brincam quando o vulcão solta sua fumaça e provoca explosões. Mas essa força da natureza também deixa sua linguagem mineral através de seu solo vulcânico, que nutre as videiras da vinícola Planeta. Localizada aos pés desse vulcão, a Planeta produz vinhos de Denominazione di Origine Controllata (DOC) e de Indicazione Geografica Tipica (IGT), da Sicília.

O Rosé DOC Sicília 2013 leva 50% nero d’avola e 50% syrah. Ele é moderno e elegante, tem notas de morango, toranja, flores e também grande mineralidade. Seu corpo é leve, com teor alcoólico de 12,5%. Esse rosé é ideal para harmonizar com peixes crus e aperitivos, ou simplesmente para se tomar à beira da piscina, servido entre 7°C e 9°C. Outra delícia da vinícola é o Plumbago 2012, batizado com o nome da flor típica, que cresce em torno da adega. Ele é elaborado com 100% nero d’avola, permanecendo por oito meses em barrica de carvalho francês. O Plumbago tem notas de frutas vermelhas maduras, como ameixa e amora, e aromas de coco e chocolate. Acompanha bem os pratos da cozinha mediterrânea, como espaguete com molho de ervas e porco assado com molho de laranja. Esse vinho deve ser servido entre 16°C e 18ºC, tem corpo médio e teor alcoólico de 13,5%. Esses são dois exemplos da explosão de sabores que essa ilha vulcânica pode apresentar em seus vinhos.

OUTROS COPOS

Nova carta

O mixologista Alex Miranda criou seis novos drinques para a carta do Mr. Lam, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Morrinho é feito com Absolut Citron, hortelã, sour mix e água de coco. O Peach Jabuticaba combina Absolut Apeach e jabuticaba. Já o Vanilla Ice leva Absolut Vanilla, morango e sour mix. A Belle Époque vem com Grey Goose La Poire, uva e hortelã. O Orient Conection, com Shochu, maracujá, limão e Angostura bitter e para finalizar o Mediterran traz Gim Mare, zimbro, cardamomo, alecrim, fios de siciliano e Tônica 1724.

Paladar francês

O Le Vin Bistrô vai participar do festival Goût de France/ Good France, que acontece em mais de 150 países. É uma celebração à gastronomia francesa. No menu do Le Vin estão pratos como Salada de queijo de cabra, Quenelle de salmão ao molho de limão verde com legumes e Steak tartare com fritas.

Seleção de aniversário

A Wine.com comemora cinco anos do seu ClubeW com mais de 100 mil sócios e 3,5 milhões de garrafas vendidas. Para celebrar, os sommeliers selecionaram 180 rótulos de todo o mundo, entre eles os californianos The Naked Grape Pinot Noir e The Naked Grape Cabernet Sauvignon e os espanhóis Barahonda Sin-Madera Monastrell 2011 e Barahonda Barrica 2011, PI-3,1415... 2008 e Terra d’UroSelección 2008.

Embalada para viagem

A Veuve Clicquot acaba de lançar no Brasil a sua suitcase. Um estojo metálico, com alça em couro, inspirado em malas de viagem. A embalagem, com detalhes em amarelo e o cometa símbolo da marca, é ideal para transportar o champanhe de forma clássica, leve e elegante. Ela vem acompanhada de uma garrafa de 750 ml de Veuve Clicquot Brut.

Festa da cerveja

O Festival Brasileiro de Cerveja já começou em Blumenau (SC) e um dos destaques desta edição, que vai até sábado, é a cervejaria de Volta Redonda, Mistura Clássica. Ela leva três rótulos para o evento: a Vertigem, com sabores florais e frutados, a Beatus, com frutas e especiarias, e a Porreta, com notas de chocolate, em nova versão 500 ml.

Malte carioca

O Johnnie Walker Blue Label lança a Bossa In Blue, uma garrafa comemorativa dos 450 anos do Rio de Janeiro. O rótulo traz estampados o Pão de Açúcar, o bondinho e as famosas ondas do calçadão de Copacabana. A edição limitada estará disponível em todo o Brasil. O país representa hoje o quinto mercado de vendas da marca no mundo.

Você pode gostar