Por monica.lima
Procedências vem com a localização dos terrois das uvasDivulgação

A Vinícola Aurora lança linha de espumantes Aurora Procedências. Como o rótulo indica, ela vem com a localização dos terrois das uvas. O Chardonnay Brut é feito com castas 100% chardonnay provenientes da comunidade de Lajeadinho. De cor amarelo palha, ele tem notas de baunilha decorrentes da sua passagem por barris de carvalho, na boca é refrescante com corpo e acidez pronunciados. Já o Pinot Noir Branco Brut é feito com as castas 100% pinot noir das famílias associadas estabelecidas em Tuiuty. Ele tem coloração palha-brilhante, notas bastante frescas, de morango e amora, com toques de ervas aromáticas. Seu paladar apresenta excelente estrutura, com muito boa cremosidade, mostrando-se bastante equilibrado e refrescante. O terceiro da linha é o Rosé Brut, um corte de pinot noir vinificada em rosé e de riesling itálico, que identifica a produção de Monte Belo do Sul (riesling) e Tuiuty (pinot noir). Este corte confere ao produto aromas finos e frutados do pinot noir e aromas florais do riesling itálico. “A Vinícola Aurora trabalha com uvas de seus produtores associados estabelecidos em várias comunidades. Algumas delas apresentam aptidões que favorecem a qualidade superior de algumas variedades”, explica Flávio Zílio, enólogo-chefe da empresa. “Para este lançamento, elegemos estas três regiões na Serra Gaúcha que, ao longo dos anos, produzem uvas que originam vinhos de destacada qualidade”, completa.

OUTROS COPOS

Consumo de cerveja

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja calcula que o consumo de cervejas especiais representa 5% do mercado nacional e prevê aumento. Por isso, o Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br) investe em novos rótulos nacionais e importados. O site recebe em média mais de 300 mil visitantes no mês e atende 100% do território brasileiro. 

Produção própria

O Bar Isola, que funciona junto com o restaurante TRE do shopping JK Iguatemi. (SP) lançou sua própria cerveja. Produzida pela Cervejaria Urbana, a Birra Isola tem estilo belga, cor amarelo-palha e 7,5 de álcool. Ela é forte, macia e aveludada, feita com maltes de trigo, cevada e outros cereais flocados selecionados.

Grãos indianos

A Nespresso foi até a Índia buscar o sabor do seu novo blend, o Monsoon Malabar Edição Limitada. Em homenagem ao tradicional café indiano do século XVIII, que tinha seus grãos armazenados num navio e umedecidos no ar marinho, o novo blend tem seus grãos expostos a ventos de monções tropicais, armazenados perto do mar na costa de Malabar, proporcionando a absorção de umidade e assumindo a sua cor dourada característica. O resultado desse processo é um café de intensidade oito, com aromas de especiarias, amadeirado, e um toque sutilmente salgado.

Especial de Páscoa

O português Quinta do Ameal Loureiro é floral e frutado, elaborado com uvas 90% Loureiro e 10% Arinto. Ele é a aposta da importadora Wine Mundi para a Páscoa. <MC0>O rótulo, proveniente da região dos vinhos verdes, está na lista dos 200 melhores vinhos do mundo em 2014, elaborada pelo crítico Robert Parker.

Francês biodinâmico

O chef Pedro de Artagão acaba de inaugurar o Formidable Bistrot, no Leblon. A carta de vinhos, criada pela sommélière Julieta Carrizzo, é toda focada em rótulos franceses biodinâmicos e naturais e conta com uma parceria com a marca Taittinger. Entre os rótulos estão Pinot D’Alsace Bott-Geyl e Rasteau Villages Domaine La Soumade. 

Menu italiano

Pera glaçada com gorgonzola e nozes acompanhada de Pipoli Vigne Del Vulture Aglianico 2012, frigideira de frutos do mar com batatas e aspargos harmonizados com Royal Tokaji Furmint 2011. Essas são algumas das dicas do novo menu preparado pelo sommelier Dionísio Chaves e do chef italiano Nicola Giorgio para o Bottega del Vino, no Leblon.

Você pode gostar