Rio - No último Encontro de Associados Farmarcas 2017, ocorrido no mês passado, em São Paulo, o grande destaque para os participantes foi a apresentação da QuintilesIMS, com os resultados do último ano das lojas das redes administradas pelas Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas. Em levantamento anual concluído em junho deste ano, foi possível constatar que o faturamento da rede cresceu 48,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o valor saltou de R$ 800 milhões para R$ 1,2 bilhão.

Segundo o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira, alguns fatores explicam os resultados."Aceleradores do crescimento foram o aumento no volume de vendas das farmácias e o aumento de lojas", explica Vieira.
Em 2016, a administradora de redes era responsável por cerca de 500 unidades. E, neste ano, o estudo da QuintilesIMS considerou 639. Mas o número já é maior. "Os números demonstram que estamos no rumo certo, mas ainda temos um longo caminho para percorrer, pois estamos em constante transformação, aprimorando nossos principais diferenciais, como é o caso de ferramentas de gestão e da padronização nos leiautes e atendimentos de todas as lojas", diz o diretor.
Gestão de relacionamentos
Outro diferencial é o trabalho desenvolvido pelos chamados 'anjos', um grupo de profissionais responsáveis pela gestão do relacionamento entre a Farmarcas e as farmácias. Eles possuem um painel de lojas. E, a partir das ordens de serviço registradas no sistema de controle do cadastro de associados, monitoram e acompanham para que todas as demandas sejam resolvidas com rapidez e eficiência.
Eles também são responsáveis por orientar as lojas quanto ao correto preenchimento das ferramentas disponibilizadas, como correções e ajustes nos relatórios de lucratividade, e também na divulgação das inúmeras campanhas promocionais desenvolvidas pela equipe comercial.