Por gabriela.mattos
Rio - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne as 26 maiores redes de farmácias do país, anunciou os vencedores do Prêmio Parceiros do Ano 2017, durante jantar de confraternização entre representantes de redes de farmácias e da indústria farmacêutica. A cerimônia aconteceu no hotel Grand Hyatt São Paulo, e teve a presença de mais de 700 convidados, entre presidentes e altos executivos da indústria, do atacado e do varejo farmacêutico. 
Criado em 2012, o Prêmio Parceiros do Ano avalia a performance do setor e o relacionamento com o grande varejo. Os finalistas foram selecionados com base ‘em um novo e rigoroso critério científico’, conforme nota divulgada pela Abrafarma. O processo de seleção, que teve supervisão da consultoria IQVIA, analisou critérios como inovação, prescrição (no caso de medicamentos), crescimento absoluto em vendas, vendas totais e cobertura numérica. “Revisamos os critérios e seus pesos relativos para este ano, mas a essência do prêmio continua a mesma: destacar empresas que apostam na inovação e
no compromisso permanente de aprimorar a oferta de produtos e serviços ao consumidor”, diz Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
Publicidade
Os premiados foram anunciados em nove categorias. Nos Medicamentos de Marca, genéricos e similares, foram selecionados os produtos Saxenda (Novo Nordisk), Orlistate MG (EMS) e Torsilax (Hypera Pharma). Nos Dermocosméticos/Nutricosméticos, venceu a marca Neutrogena (Johnson & Johnson). Na categoria ‘MIP/OTC (vitaminas e lágrimas artificiais)’, venceu Optive (Allergan). Os demais premiados foram: Dove Desodorante, na categoria Higiene & Beleza, Aché, como Laboratório Farmacêutico, P&G, em Fabricante de Consumer Health, e Pampers (P&G), na categoria Demais Produtos. Como Personalidade do Ano, destaque para a deputada Maria Lucia Amary.