No caso de crianças, a anemia pode prejudicar as funções imunológicas do organismo, atrasar o crescimento e provocar perda significativa na capacidade cognitiva - Reprodução de Internet
No caso de crianças, a anemia pode prejudicar as funções imunológicas do organismo, atrasar o crescimento e provocar perda significativa na capacidade cognitivaReprodução de Internet
Por

Mesmo com a expansão do movimento de alimentação escolar saudável, muitas cantinas ainda oferecem produtos com baixo valor nutricional. Seja pela praticidade ou hábito, biscoitos e outros produtos industrializados acabam sendo a opção na hora do recreio. Contudo, os prejuízos na saúde das crianças que fazem este tipo de alimentação com frequência são altos. "A longo prazo, uma criança que tem sua alimentação baseada em uma dieta pouco nutritiva e muito industrializada pode apresentar alguns comprometimentos à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, depressão, e baixo rendimento acadêmico", comenta Cristiane Carius, médica especialista em suporte nutricional.

Os hábitos alimentares saudáveis devem ser inseridos o quanto antes na rotina das crianças. Com o paladar já adaptado, acredita-se que elas estejam mais resistentes quando tiverem contato com produtos industrializados, os negando.

A escola de Yago Monteiro, de 12 anos, é adepta ao cardápio saudável na cantina. Apesar da pouca idade, o pequeno já demostra preocupação com a saúde. "Alguns colegas reclamam, mas no fundo eles sabem da importância de comer bem. No futuro, nosso corpo vai agradecer", diz.

Segundo Cristiane, alimentação saudável é uma corresponsabilidade. Por isso, os pais devem estar atentos ao cardápio das cantinas. E promover bons exemplos dentro de casa.

"As crianças têm mais facilidade em se adaptar à alimentação saudável do que o adulto, pois estão em fase de aprendizado, e isso favorece a assimilação de bons hábitos alimentares já na infância. Em uma época de muitas opções de baixo valor nutricional, é papel dos pais protegê-las com educação alimentar", ressalta a especialista.

Você pode gostar
Comentários