O Rio está entre os estados com os maiores índices da doença, em cidades com mais de 500 mil habitantes - Reprodução de Internet
O Rio está entre os estados com os maiores índices da doença, em cidades com mais de 500 mil habitantesReprodução de Internet
Por O Dia

Um estudo divulgado pela Fiocruz Minas apontou uma importante redução nos casos de esquistossomose no país nos últimos 40 anos. De acordo a instituição, o índice da doença caiu para 1%. Uma queda significativa se comparada à última pesquisa, feita em 1977, que registrou taxa de 6,9%. Conhecida como a doença do caramujo, a esquistossomose é transmitida quando há contato com água doce infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Na fase aguda, a doença provoca coceira, febre, diarreia, enjoos e vômitos. Na fase crônica, pode causar hepatomegalia (aumento do fígado), esplenomegalia (aumento do baço), cirrose e ascite.

Para os autores do levantamento, a redução pode ser atribuída à urbanização e ao aumento dos índice de saneamento básico. Segundo eles, também é preciso levar em consideração a evolução de tratamentos específicos, que vêm sendo aprimorados há décadas no Brasil, com utilização de medicamentos de baixa toxicidade, que produzem poucos efeitos colaterais.

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que tais melhorias, especialmente em relação ao esgotamento sanitário, vêm ocorrendo em um ritmo lento, o que reforça a preocupação com os efeitos de mudanças tanto nas políticas de saneamento, como nas políticas sociais voltadas à eliminação das condições de pobreza, todas com forte impacto nos índices de ocorrência da esquistossomose.

NÚMEROS

Com mais de 500 mil habitantes, os municípios da área endêmica que apresentaram as maiores proporções de positivos estão localizados nos estados do Rio (2,80%), Pernambuco (2,48%) e Sergipe (2,28%). Todos os outros ficaram abaixo de 1%. Já nas áreas com população até 500 mil habitantes, aparecem os estados do Sergipe (10,67%), Minas Gerais (5,81%), Pernambuco (3,77%), Alagoas (3,35%) e Bahia (2,91%). Com exceção do Espírito Santo (1,02%), em todos os outros o índice foi menor que 0,5%.

Você pode gostar
Comentários