O principal sintoma da doença é a cólica menstrual intensa - Reprodução de internet
O principal sintoma da doença é a cólica menstrual intensaReprodução de internet
Por O Dia

Amanhã é comemorado o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose. A doença atinge milhões de brasileiras, pode levar à infertilidade, mas ainda possui um tratamento de difícil acesso. No Hospital da Gamboa, na Região Portuária do Rio, as mulheres encontram uma luz no fim do túnel. A unidade oferece consultas com ginecologistas especialistas a preços populares, o que pode ajudar num diagnóstico precoce da doença.

A endometriose ocorre quando o endométrio, que é o tecido que reveste a parede interna do útero, cresce de forma irregular fora do órgão em várias regiões do corpo, tais como bexiga, ovários e intestino, entre outros. O problema é que, na maioria dos casos, a mulher leva anos para receber o diagnóstico correto, o que atrapalha o tratamento e pode causar muito sofrimento.

"Não é normal sentir dor ao menstruar. As mulheres precisam se conscientizar que essa cultura, tida como natureza da mulher, não é normal. Recebo pacientes que sofreram a vida inteira com cólicas menstruais fortíssimas e sempre acharam que isso era algo comum, e só depois de anos descobriram que são portadoras de endometriose. Esse diagnóstico tardio causa problemas graves e o avanço da doença, que pode causar a infertilidade. O diagnóstico precoce é a melhor chance de reduzir o problema", alerta o ginecologista e diretor do Hospital da Gamboa, Marcelo Lemgruber.

O principal sintoma da doença é a cólica menstrual intensa. O diagnóstico é feito a partir da avaliação clínica, do exame ginecológico e da análise do histórico da paciente. Exames de diagnóstico também são importantes na avaliação. Os mais comuns são o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética.

"Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficiente é o tratamento. As mães precisam observar as meninas, principalmente no início da vida menstrual quando aparece o primeiro sintoma, a cólica. O diagnóstico precoce evita dois sofrimentos: no presente, a dor de todos os meses, e, no futuro, dificuldades para engravidar – explica o especialista.

O tratamento é principalmente cirúrgico, feito por meio de videolaparoscopia. Durante a operação, o médico 'resseca' os focos de endometriose, evitando que novas lesões apareçam. Remédios para dor também são utilizados. "Muitas pessoas acham que suspender a menstruação serve como tratamento, mas isso só inibe os sintomas. Somente a cirurgia pode eliminar os pontos de endometriose e acabar com doença. Existem pacientes que operam várias vezes, pois existem focos mais difíceis de serem identificados. Cada paciente deve ser avaliado separadamente e só o especialista vai decidir qual o melhor caminho", explica o médico.

No Hospital da Gamboa a equipe de ginecologistas atende a preços populares e disponibiliza o acompanhamento da endometriose a pacientes de todas as idades. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e sábados das 7h às 11h, na Rua da Gamboa, 303, no Santo Cristo. Informações pelo telefone 2206-1700

Você pode gostar