O Hemorio funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive nos fins de semana e feriados. Unidade fica na Rua Frei Caneca, no Centro - Divulgação
O Hemorio funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive nos fins de semana e feriados. Unidade fica na Rua Frei Caneca, no CentroDivulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - As cirurgias eletivas da rede estadual foram suspensas. Esse é mais um dos reflexos causados pela greve dos caminhoneiros, que hoje chega ao nono dia. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES), as intervenções agendadas tiveram que ser canceladas devido ao estoque reduzido de sangue no Hemorio, pois a quantidade de doadores diminuiu em consequência da falta de combustível, o que dificulta a mobilidade. Até o fim da manha de ontem, por exemplo, somente três doadores haviam comparecido ao Hemocentro. A SES faz um apelo e pede comparecimento da população.

"Estamos monitorando a situação 24 horas por dia. Todas as nossas unidades estão em funcionamento. Mas, com os baixos estoques de sangue, precisamos priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Quem morar ou trabalhar próximo ao Hemorio e puder doar sangue, vai nos ajudar a salvar vidas", disse o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama. Ainda de acordo com a pasta, as cirurgias eletivas que foram canceladas serão remarcadas para os próximos meses.

QUEM PODE DOAR?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 ou 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Nesses casos, os doadores devem portar ainda um documento de identidade do representante. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemorio funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta do estado.

SAÚDE NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde lançou um plano de contingência para racionalizar o uso dos recursos disponíveis. Segundo a pasta, os cilindros de gases medicinais estão abastecidos e garantidos para os próximos dias, assim como os tanques de boa parte das ambulâncias. Nos hospitais, a prioridade é o atendimento de emergência e os que não podem ser interrompidos. Os serviços sem risco para o paciente estão sendo adiados. A alimentação está mantida, porém, com adaptações nos cardápios.

Você pode gostar
Comentários