Ao todo, 20 municípios irão receber caminhões de coleta seletiva - Divulgação
Ao todo, 20 municípios irão receber caminhões de coleta seletivaDivulgação
Por O Dia

Rio - Ao todo, 20 cidades do estado do Rio de Janeiro foram escolhidas para receber, cada uma delas, um caminhão de coleta seletiva, que vai auxiliar na substituição de lixões pela prática da reciclagem. Os veículos serão utilizados por associações ligadas ao Programa Coleta Seletiva Solidária, iniciativa do Governo do Estado que compõe o Pacto pelo Saneamento.

As atividades são realizadas pelo Inea com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Dentre as cidades selecionadas estão Itaperuna, Trajano de Moraes e Arraial do Cabo. De acordo com a 4Truck, empresa especializada em implementos rodoviários responsável por equipar os caminhões, cada veículo terá autonomia para reciclar pelo menos 20 toneladas de lixo por mês. "Nós fornecemos 20 unidades de baú de alumínio com cabine suplementar. Com isso, vamos facilitar o trabalho diário das associações pelo fato de comportar um maior número de coletores, os quais já foram responsáveis pela reciclagem de 300 toneladas de lixo em apenas cinco meses na cidade de Itaperuna, por exemplo", explica Osmar Oliveira, sócio-diretor da empresa.

PANORAMA NO BRASIL

Neste ano, a Universidade de Brasília fez um estudo: 'A coleta seletiva nas pesquisas brasileiras'. A instituição buscou comparar os procedimentos adotados nas pesquisas nacionais com o objetivo de explicar suas divergências e esboçar um panorama no país. Os resultados revelaram que a coleta seletiva ainda é incipiente em abrangência, ocorre em apenas 41% dos municípios e, em eficiência, corresponde a 10% daquilo que é potencialmente reciclável e recolhido.

Na cidade do Rio, a Comlurb disponibiliza o Posto de Entrega Voluntária (PEV). Nestes locais, a população pode entregar seus recicláveis. Os postos funcionam 24 horas e dispõem de contêineres especiais para coleta de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e metais.

Você pode gostar
Comentários