Inverno é a porta de entrada para doenças respiratórias

Cerca de 40 milhões de pessoas possuem algum sintoma relacionado à asma no país

Por O Dia

Cerca de 40 milhões de brasileiros possuem algum sintoma relacionado à asma
Cerca de 40 milhões de brasileiros possuem algum sintoma relacionado à asma -

Rio - O inverno chega e traz junto com ele o grande vilão da estação: as doenças respiratórias, como por exemplo, a asma. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 40 milhões de pessoas em todo Brasil possuem algum sintoma relacionado à asma, como falta de ar e tosse seca. E quando se trata de crianças a atenção deve ser redobrada para evitar as crises.

Segundo Danielle Negri, pediatra da Perinatal, é possível diagnosticar se uma criança possui asma a partir dos três anos de idade. “Respiração rápida, tosse seca e sibilos expiratórios, ou seja, o famoso chiado de bronquite, podem ser sintomas de uma possível asma infantil”, explica.

Quando uma criança é diagnosticada com a doença, torna-se essencial que ela conviva em um ambiente limpo e arejado. Por isso, de acordo com a especialista, é importante que os pais evitem objetos que acumulem poeira, como bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas. "Tosse seca e chiado no peito não é um bom sinal. Caso isso aconteça é importante que os pais levem o pequeno ao pediatra imediatamente. Também é essencial que os pais evitem fumar próximos aos filhos asmáticos", diz. A prática de esportes pode ser um poderoso aliado no combate. "A natação é uma boa opção, pois dispõe de muitos benefícios e um deles é o fortalecimento da musculatura respiratória", conclui a médica.

Últimas de Vida Saudável