Resultado do exame sairá em até 20 minutos. Pesquisadores irão visitar as residências de moradores do Rio - Reprodução
Resultado do exame sairá em até 20 minutos. Pesquisadores irão visitar as residências de moradores do RioReprodução
Por O Dia

Rio - A Fiocruz, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), iniciou um estudo que pretende identificar a presença de anticorpos de zika, dengue e chikungunya em moradores do Rio de Janeiro. Com os resultados, será possível saber o percentual da população do município que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas três doenças. Além de traçar o cenário epidemiológico da cidade, também serão conhecidas as áreas de circulação dos vírus. E, a partir disso, será possível propor estratégias de controle mais eficazes.

O estudo será realizado em 4,5 mil pessoas de 1,5 mil residências em todas as áreas da cidade. Em cada domicílio selecionado, todos os moradores serão entrevistados e convidados a fazer testes rápidos para detecção das doenças. 

No primeiro momento, será aplicado um questionário. Na sequência, eles retornarão às residências e aplicarão o teste rápido para todos os membros da família que desejarem participar. O exame é feito com apenas uma gota de sangue do dedo e o resultado sai em até 20 minutos. Os pesquisadores que vão às casas das pessoas estarão identificados com camiseta do projeto e crachá. Além disso, fotos dos profissionais estarão disponíveis no site da ENSP, para que possam ser reconhecidos.

BENEFÍCIOS

Ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de zika e chikungunya. Principalmente porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção. Qualquer pessoa que more na cidade do Rio poderá ser selecionada e convidada a participar do 'Projeto de Pesquisa ZDC'. "O estudo trará benefícios diretos não só para população, mas também para os serviços de Vigilância em Saúde e futuras pesquisas científicas", diz o coordenador geral do projeto, André Périssé.

Você pode gostar
Comentários