Diabetes - Reprodução da internet
DiabetesReprodução da internet
Por

O diabetes é uma doença crônica que está ligada ao alto nível de glicose no sangue, quando há falta ou má absorção de insulina pelo organismo. A glicose é a nossa principal fonte de energia, mas, em um paciente com diabetes, o nível de açúcar aumenta de um jeito que há sobra na circulação sanguínea em vez de penetrar as células para ser usado como energia.

Se não for tratado adequadamente, o diabetes pode resultar em sérios problemas para o paciente. E quem tem diabetes precisa tomar muito cuidado com a saúde dos pés. A doença, por exemplo, pode causar insensibilidade nas extremidades e até produzir deformidades. E, voltando à questão da glicose, as altas taxas de açúcar no sangue afetam a capacidade do organismo de combater infecções e de cicatrização de um ferimento. Ou seja, um simples machucado no pé de uma pessoa com diabetes pode se transformar um problema muito grave.

Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida, o chamado 'pé diabético'. A complicação acontece quando uma área traumatizada dos pés gera uma úlcera. Para evitá-la, é importante controlar os níveis de glicose no sangue, pois quando há o descontrole o paciente pode desenvolver o 'pé diabético'. Outra questão que deve ser observada por pacientes diabéticos são os ferimentos ou traumas, que devem ser tratados o quanto antes para evitar complicações e até mesmo o risco de amputação do membro afetado.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) são causadas pelo diabetes mal controlado: são 55 mil amputações por ano. A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio (SBD-RJ) lista em seu site algumas dicas para o paciente diabético, como ter muita atenção ao cortar as unhas dos pés, mantê-los aquecidos e protegidos, escolher sapatos confortáveis, evitar andar descalço e não deixar os pés na mesma posição por muito tempo, além de manter os exames em dia. Ao notar qualquer anormalidade, o paciente deve procurar um dermatologista.

Você pode gostar
Comentários