OMS revela que apenas um terço dos pacientes foram diagnosticados - Reprodução de internet
OMS revela que apenas um terço dos pacientes foram diagnosticadosReprodução de internet
Por O Dia

Rio - Dois em cada três internautas brasileiros nunca doaram sangue. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibope. Segundo o levantamento, o percentual dos que já ajudaram a salvar vidas chega a 34%. Destes, 20% já doaram mais de uma vez. 

Quando questionados sobre a razão que levou a doar sangue, 57% dizem que doaram por gostar de ajudar o próximo, 39% porque um amigo ou parente estava precisando, 11% foram doar após ver na imprensa que os bancos de sangue estavam precisando de doações e outros 8% foram doar para ganhar um dia de folga no trabalho.

A pesquisa abordou também quem nunca doou e 28% alegam não ter um motivo especifico, outros 18% dizem ter medo e 14% afirmam estar abaixo do peso mínimo para doar. A falta de informação também é uma razão, pois 8% alegam não saber onde doar. Outros 8% não doaram por já ter tido hepatite, malária, leucemia ou outras doenças que não permitem fazer doação de sangue e 8% declaram estar em um grupo de risco. A falta de tempo também é uma justificativa para 8%. A pesquisa foi realizada de 21 a 28 de junho, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

Você pode gostar