Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço - Reprodução
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaçoReprodução
Por O Dia

Rio - Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro apontam que 18% da população adulta têm varizes. No Mundo, os problemas no sistema circulatório são responsáveis por cerca de 20% das mortes segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Médicos alertam que, levando em consideração essa realidade, o check-up vascular é muito importante para as pessoas que passaram dos 50 anos, pois com o aumento da idade, é natural o envelhecimento dos vasos e dessa forma começam a surgir doenças, tanto do sistema venoso como do arterial. Vale lembrar que esse acompanhamento deve ser realizado por um médico credenciado.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Ricardo Brizzi, qualquer tratamento de varizes, seja o de espuma, escleroterapia ou cirúrgico, deve ser feito por alguém qualificado. “As pessoas devem estar atentas ao profissional que irá realizar esse procedimento para evitar complicações graves. Isso é um alerta para pessoas de qualquer idade”, afirma. 

Antes de qualquer procedimento é necessário que as pessoas tenham conhecimento de como vai a saúde. Com o passar dos anos, as artérias podem acumular placas de cálcio, de ateroma, ocasionando um entupimento. Pode ocorrer também uma dilatação, que são os aneurismas. Além do sistema arterial, existe o sistema venoso e com o passar dos anos as veias se tornam mais dilatadas e mais doentes, podendo levar à complicações. 

“Se não tratadas a tempo, as varizes evoluem progressivamente. Elas podem inflamar (celulites e erisipelas), podem entupir (tromboflebites) e se romper (varicorragias)“, afirma Brizzi, acrescentando que ter uma boa circulação com o avançar da idade depende de como tratamos nosso corpo. “Ter uma alimentação saudável, com baixo teor de gordura e muitos nutrientes, de preferência com a orientação de um nutrólogo. Beber bastante líquido. Fazer atividade física regular, com orientação de um professor de educação física e outras medidas de bem estar acabam prevenindo muitas doenças vasculares“, conclui o especialista.

Você pode gostar