Crianças devem praticar 3 horas de atividades físicas por semana - Reprodução de internet
Crianças devem praticar 3 horas de atividades físicas por semanaReprodução de internet
Por O Dia

Rio - Nos dias atuais, é possível saber até que ponto a utilização da tecnologia pode prejudicar a saúde das pessoas? Assim como promove evoluções positivas, ela também traz efeitos nocivos para o corpo associados a falta do movimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos adolescentes não praticam exercícios com frequência adequada para sua faixa etária em todo o mundo. No Rio, um profissional de Educação Física criou um método que utiliza movimentos de videogame para incentivar crianças e adolescentes a deixarem os celulares e consoles de lado para uma vida mais movimentada.

"Eles descobrem o amor pela atividade física de forma divertida, trabalhando o corpo de maneira integrada. Combatem ainda na infância o sedentarismo", diz Flávio Leal, que viu no jogo Minecraft uma chance de atrair esse público. Segundo a OMS, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem praticar pelo menos uma hora de atividades físicas, três vezes na semana. Porém, isso está se tornando um desafio.

ESTÍMULO

Em 2017, a Academia Americana de Pediatria afrouxou suas antigas orientações. Antes, o primeiro contato com o universo digital só deveria ocorrer após 2 anos de idade. Agora, está permitido a partir dos 18 meses (sob supervisão dos pais). Para internautas entre 2 e 5 anos, a tolerância caiu de duas para uma hora ao dia. Recentemente, a OMS lançou um plano global para estimular a atividade física. A meta é reduzir a prevalência do sedentarismo entre adolescentes e adultos em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

Você pode gostar
Comentários