Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil no período colonial
 - Alexandre Brum / Agência O Dia
Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil no período colonial Alexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Com o objetivo de alertar sobre a necessidade de socorro rápido do Acidente Vascular Cerebral, principal causa de incapacidade funcional no mundo, às 19h de hoje, a Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) farão um blecaute nos Arcos da Lapa. Após as luzes do monumento se apagarem, em alusão à rápida perda de neurônios que os pacientes acometidos pela doença sofrem, haverá uma projeção especial em alerta à campanha 'A Vida Conta – Cada minuto faz diferença'. A ação tem como objetivo mostrar o impacto que o AVC pode causar, com grande risco de morte ou de graves sequelas, caso o indivíduo não receba um atendimento emergencial.

“A iluminação reduzida simboliza a perda rápida de neurônios causada pelo AVC, que é uma emergência médica em que a rapidez no atendimento é fundamental. No caso do AVC isquêmico, o que mais acomete a população, um paciente não tratado perde, aproximadamente, 1.9 milhões de neurônios a cada minuto. Quanto mais tempo sem atendimento, maiores as chances de sequelas graves e incapacitantes, como dificuldades de movimentação, linguagem, comprometimentos visuais, de memória e até mesmo comportamentais, de acordo com a área do cérebro afetada", afirma Sheila Martins, neurologista e presidente da Rede Brasil AVC. 

Você pode gostar