Feira vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviços - Divulgação
Feira vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviçosDivulgação
Por Marina Cardoso

Rio - Em um universo em que 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência é preciso estar atento às novidades que o mercado oferece para facilitar a vida de quem precisa de cuidados específicos. Alguns desses lançamentos serão apresentados na 2ª edição da 'Cidade PcD', feira gratuita que começa na próxima sexta-feira e vai até domingo, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, a partir das 10h. O evento ainda terá palestras, terapias, esportes adaptados e um balcão de empregos com mais de mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência.

Uma das novidades é o OrCam MyEye, um aparelho parecido com um pendrive, que, acoplado aos óculos, reproduz em áudio conteúdos em texto e imagens. O objetivo é dar independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. Os visitantes também poderão conhecer uma casa modelo adaptada, com medidas apropriadas, rampas, piso tátil e legendas.

Além disso, profissionais da saúde, educação, tecnologia e setor jurídico vão orientar o público sobre assuntos diversos, como a retirada de documentos e passe especial. Haverá, ainda, oficinas de dança de salão e pintura com a boca, entre outras. Carros adaptados estarão disponíveis para testes e especialistas esclarecerão dúvidas sobre a isenção de impostos para a compra de veículos e retirada da Carteira de Habilitação especial. A programação da feira ainda inclui as finais do campeonato estadual de basquete adaptado.

"A importância de um evento como este é pensar em um mundo mais inclusivo e acessível, que deve ser do interesse de todos", diz Denis Deli, um dos coordenadores da feira. Segundo Deli, a expectativa é receber 15 mil visitantes nos três dias de evento.

A feira 'Cidade PcD' terá participação do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e de sua esposa, Sylvia Jane. Uma equipe da Subsecretaria municipal da Pessoa com Deficiência (Subpd) também estará no evento, assim como o medalhista paralímpico Clodoaldo Silva, o padrinho da iniciativa. "Espero que a 'Cidade PCD' sirva de exemplo para que outras pessoas levantem esta bandeira", diz Clodoaldo Silva.

01/12/2017 - Evento Cidade PCD - Na foto: Clodoaldo Silva, nadador olimpico Foto: Luiz Ackermann / Agencia O dia - Luiz Ackermann

ABERTURA

O início das comemorações ocorreu ontem, aos pés do Cristo Redentor. A cerimônia de abertura oficial da feira foi marcada pela entrega de medalhas à pessoas comprometidas com as causas dos PcDs e a autoridades políticas.

Você pode gostar
Comentários