O que fazer para não engordar quando eu parar de fumar?

Por iG

-

Sejamos sinceras: não engordar ao parar de fumar é uma preocupação real entre algumas pessoas que querem abandonar o cigarro. Isso porque, durante este processo, é normal os ex-fumantes consumirem alimentos da mesma forma que usavam o fumo: para lidar com estresse, tédio, tensão ou até mesmo como uma ajuda para se integrarem socialmente.

Não deixe o medo de engordar de travar na luta contra o cigarro e no desejo de parar de fumarshutterstock

Os números não mentem. De acordo com uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário da USP (SP), pessoas que param de fumar costumam ganhar cerca de 3 a 4 kg. Além disso, 10% dos ex-fumantes ganham uma quantidade avantajada de peso.

De acordo com Fernanda Alferes, nutricionista da Uni Alimentos (SP), além dos novos hábitos, a mudança de metabolismo e a ansiedade são os principais fatores para as pessoas engordarem nesse período. Sendo assim, manter uma alimentação balanceada é o primeiro passo para evitar o ganho de peso indesejado durante este período de abstinência.

“É preciso consumir alimentos que possuam substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, para que o metabolismo do ex-fumante volte a ter uma normalidade. Assim, a dieta não será mais um sacrifício.”

Então o que se deve comer para não engordar ao parar de fumar?

“O cigarro geralmente deixa os fumantes sem apetite, por isso eles não possuem uma rotina alimentar. Uma dica legal é ter horários fixos para as refeições e também alimentos saudáveis entre elas”, explica Fernanda.

Além disso, é importante colocar no prato alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e carboidratos. “Um que eu gosto bastante é a mandioca. Além de ser rica em fibras – substância que transforma o carboidrato em energia –, ela também aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Este ingrediente ainda é isento de glúten, auxilia a regular o funcionamento do intestino e traz saciedade entre as refeições.”

Portanto, ao abandonar o cigarro e parar de fumar, incluir este alimento na lista do mercado pode ajudar bastante!

Comentários