Cristo terá iluminação especial para o Dia Mundial do Rim - DIVULGAÇÃO
Cristo terá iluminação especial para o Dia Mundial do RimDIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

Entre quinta-feira e sábado, a cidade do Rio vai sediar o evento 'Saúde do Rim para Todos'. Amanhã, às 18h, o Cristo Redentor ganhará iluminação especial para lembrar o Dia Mundial do Rim. Na ocasião, terá também apresentação do Concerto de Piano e Coro ‘Ueslei Banus’. No sábado, a partir das 8h, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, serão realizadas corrida e caminhada orientadas, médicos de esportes, enfermeiros e educadores físicos. Médicos nefrologistas, nutricionistas, enfermeiros estarão presentes para orientação sobre prevenção de doenças renais e distribuição de material informativo.

Segundo a organização 'World Kidney Day', apoiada pelas Federações e Sociedades Internacionais de Nefrologia, as doenças renais, geradas por diferentes causas, afetam cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. A Doença Renal Crônica (DRC), de progressão lenta e silenciosa, estima-se, causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano e é a 6ª causa de morte de mais rápido crescimento em todo o mundo.

Já a Doença Renal Aguda afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 85% dos casos estão concentrados em países de baixa e média renda. No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal – índice com crescimento de cerca de 8% ao ano (**).

“A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de medidas de prevenção, bem como fazer testes de rastreamento da doença renal", afirma a especialista Cristina Gatto Coelho da Rocha, membro do Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doença Renal, da Sociedade Brasileira de Nefrologia que realizará a campanha 'Saúde dos rins para todos'.  

Você pode gostar
Comentários