Obras de infraestrutura e revitalização do Zoológico Municipal de Volta Redonda na Vila Santa Cecília - Divulgação
Obras de infraestrutura e revitalização do Zoológico Municipal de Volta Redonda na Vila Santa CecíliaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) está passando por obras de infraestrutura e revitalização. O local deve ser reaberto ao público na segunda quinzena de dezembro deste ano. Segundo a administração do Zoo, o novo espaço será mais moderno, aliado com os preceitos dos novos zoológicos pelo mundo, onde os animais têm mais liberdade e os visitantes podem ter um contato mais aproximado com alguns tipos de animais não agressivos.

A nova praça de entrada já foi reformada e vai facilitar a localização dos visitantes. Além disso, foram revitalizados o parque infantil e a área de piquenique. Também já estão prontos 17 recintos de animais como o das aves, o das araras e do Emu, que têm um espaço exclusivo; e outros seis recintos estão em fase de finalização da obra.

Segundo a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cibely Loureiro, que faz a fiscalização da obra do zoo, na última semana foi iniciada a demolição manual de um espaço que estava vazio e que passará a abrigar o recinto de imersão, próximo ao antigo orquidário. 

“Serão 25 espécies, entre pássaros, mamíferos, répteis, e outros, uma diversidade boa”, declara o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

As obras no zoológico tiveram início no final de agosto. Na primeira fase foram realizadas intervenções que não atrapalharam a presença dos visitantes. Para a segunda etapa da reforma, iniciada em 23 de setembro, o zoo ficou fechado parcialmente. Para garantir a segurança dos visitantes e permitir a melhor execução das obras, o local ficou fechado de segunda a quinta, abrindo apenas de sexta a domingo. A partir do último dia 14 de outubro, o zoo foi fechado para as visitações e deve voltar a funcionar na segunda quinzena de dezembro, totalmente reformado. O investimento total da reforma será de mais de R$ 700 mil.