A orientação em caso de furto ou roubo é fazer imediatamente o registro da ocorrência na delegacia - Divulgação
A orientação em caso de furto ou roubo é fazer imediatamente o registro da ocorrência na delegaciaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Guarda Municipal de Volta Redonda conseguiu recuperar e devolver 24 veículos aos proprietários neste ano de 2019. As denúncias através do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), pelos telefones 153 e 199, são importantes nessa ação. O processo de entrega do veículo ao dono é feita em parceria com a Delegacia de Polícia Civil. A orientação em caso de furto ou roubo é fazer imediatamente o registro da ocorrência na delegacia.
“A prioridade é fazer o registro na DP, mas eu aconselho que os proprietários também façam uma busca nos depósitos da Guarda Municipal, na Ilha São João, e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mais próximo da localidade onde ocorreu o fato”, avisa o guarda municipal Cristiano Neto de Mendonça.
Publicidade
Em algumas situações, a Guarda recupera o veículo antes de o proprietário realizar o registro de ocorrência, como aconteceu com o trabalhador da construção civil, José Carlos Pacheco Colen. Nesse caso, a orientação é levar para o depósito. Assim, só será possível identificar a origem do veículo quando passar por vistoria do Detran-RJ para ser leiloado, sessenta dias após a apreensão.
O Corsa do morador do bairro Monte Castelo, por exemplo, foi furtado na Vila Santa Cecília em 21 de agosto passado e recuperado em menos de uma hora por agentes da Guarda Municipal. O suspeito se envolveu em um acidente com motociclista, no bairro Voldac, e a Guarda foi acionada, provocando a fuga do motorista.
Publicidade
“Só fiz a ocorrência por volta das 11 horas, quando dei falta do veículo. Por isso, a Guarda não identificou o furto. O carro está no depósito há mais de dois meses e só agora, ao passar pelo Detran, fui comunicado da recuperação”, conta José Carlos.
José Carlos recebeu o veículo de volta na manhã desta quinta-feira, dia 14, e os agentes da Guarda Municipal levaram o carro à delegacia para comunicar a recuperação e regularizar a documentação.