Vacinação contra sarampo em crianças atinge 98% em Volta Redonda - Divulgação
Vacinação contra sarampo em crianças atinge 98% em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Em Volta Redonda, a primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo teve uma cobertura maior do que a previsão da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram aplicadas 2.423 doses da vacina Triviral em crianças na faixa etária de 1 a 2 anos, atingindo a cobertura de 98,74%. O prefeito Samuca Silva destaca que o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, já que a doença voltou a ser registrada no Brasil.
“Apesar do nosso município não ter casos de sarampo é preciso que a população vá vacinar. A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença”, disse o prefeito.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, ressalta que as crianças que ainda não foram imunizadas com a vacina Triviral, na faixa etária de seis meses a menor de cinco, ainda podem ser vacinadas.
Publicidade
“Os pais que ainda não levaram os seus filhos para vacinarem devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência para a atualização da caderneta vacinal. É importante manter a vacinação em dia”, disse Milena.

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo começou nessa segunda-feira, dia 18 e, dessa vez, o público alvo é formado por pessoas entre 20 e 29 anos. As 46 unidades de saúde de Volta Redonda vão funcionar das 8h às 17h. No sábado, dia 30, será realizado o Dia D, para beneficiar as pessoas que não puderam tomar a sua vacina durante a semana.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, orienta os jovens que levem o cartão de vacinação.
Publicidade
“É um desafio ampliar os índices, mas devemos nos preparar e buscar divulgar para todos a importância da vacinação contra o sarampo e de manter o cartão de vacina atualizado”, afirmou o secretário.