Secretário Antônio Jorge Goulart, da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), e a coordenadora de Operações, Priscila Monteiro, com os moradores do bairro Vila Rica - Divulgação
Secretário Antônio Jorge Goulart, da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), e a coordenadora de Operações, Priscila Monteiro, com os moradores do bairro Vila RicaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Segurança pública, esse foi o tema da reunião entre o secretário Antônio Jorge Goulart, da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), a coordenadora de Operações, Priscila Monteiro e os moradores do bairro Vila Rica.

O encontro foi realizado nesta terça-feira, dia 21, no Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU. Além de informar a população, o objetivo também é ouvir as demandas dos bairros. Este é o primeiro bairro visitado pela equipe da SESP, que passará por toda cidade, esclarecendo dúvidas, orientando nas questões de melhoria da segurança em cada local.

“O diferencial é que estamos invertendo as prioridades. Em vez das associações nos procurarem na secretaria, onde estamos à disposição, de portas abertas para recebê-los, estamos trazendo informações sobre os projetos e ações traçadas. Entendemos que segurança pública é responsabilidade que envolve a todos, não somente ao poder público”, disse o secretário Antônio Goulart.

No encontro, foram apresentados projetos e parcerias, como a instalação do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar (BAC), a implementação do Disque Denúncia para a cidade, com direito ao sigilo e recompensa a quem der informações, a contratação de policiais militares de folga para ampliar o efetivo nas ruas, a criação da delegacia de Combate a Homicídios, além da força-tarefa para inibir festas não autorizadas.

“A nossa secretaria, criada pelo prefeito Samuca Silva, é nova, sem modelo para seguir. Nós começamos do zero. O nosso Código de Posturas é ainda de 1976, que foi útil para a geração dos anos 70. Precisamos atualizar a legislação e estamos trabalhando para que um projeto de Lei seja enviado à Câmara e aprovado”, disse Goulart.

O presidente da Associação de Moradores do Vila Rica (Amavir), Milton Pereira, agradeceu a presença do secretário e comentou as propostas.
“O secretário veio se apresentar, falar das suas metas no governo municipal. A reunião é importante para fortalecer este diálogo, este canal aberto entre os moradores e o poder público nas questões da segurança”, comentou.

Segurança Presente

Nesta terça-feira, o secretário de Segurança Pública participou de uma reunião sobre o programa estadual ‘Operação Segurança Presente’, no Rio de Janeiro.
O Segurança Presente é um programa estadual, que leva pontos fixos de combate à violência e criminalidade.

Em Volta Redonda, a proposta é que ele funcione de forma integrada entre policiais militares, agentes civis, Guarda Municipal e assistentes sociais em determinadas localidades.