Professor Doutor de Direito Penal, Marcelo de Carvalho - Divulgação/ Internet
Professor Doutor de Direito Penal, Marcelo de CarvalhoDivulgação/ Internet
Por O Dia
Volta Redonda - Durante a pandemia da covid-19, colaboradores do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) estão ouvindo diferentes profissionais nas múltiplas áreas de conhecimento. Com o objetivo de promover reflexões proativas para adicionar narrativas construtivas diante do cenário sociopolítico.
Nessa linha, o professor Doutor de Direito Penal, da Universidade Federal Fluminense - Campus Aterrado, Marcelo de Carvalho, em tom didático, aponta com profundidade os impactos jurídicos e políticos em relação à Covid-19. A fala do professor destaca a importância de garantia do mais básico direito humano, a vida.
Publicidade
“Tenho claro, a Covid-19 trouxe uma alerta para o mundo, é absolutamente democrática, atinge todos humanos, sem distinções, sendo assim, é necessário materializar e garantir o princípio mais básico do direito humano, a vida. E, cabe ao Estado garantir estratégias de políticas públicas de saúde para todos, indistintamente. Penso ainda, que a pandemia reacende importantes parâmetros do Direito Penal, na linha da responsabilização penal dos governantes, caso não seja garantido o acesso à saúde”, declarou Marcelo de Carvalho.
O professor e doutor de Direito Penal concluiu chamando a atenção para a importância das ciências.
Publicidade
“Neste contexto lembro, as ciências precisam ser valorizadas e respeitadas. Acredito que daqui alguns anos ao olharmos a realidade veremos que houve um novo despertar da humanidade”, afirmou o professor da UFF.